Coupling , Cohesion

2 respostas
rdgms

Aew pessoal…
Estou começando a estudar para a certificação, e derepente me deparei com Coupling ,Cohesion …
Dei uma procurada no google mais achei varios artigos e talz, mas ainda continuo nao entendendo muto bem
se alguem poder me ajudar agradeço desde ja!
Vlw !

2 Respostas

LPJava

Bom vou tentar de explicar nao usando uma linguaguem tecnica depois vc converte blz?.. realmente na primeira leitura é meio confuso isso mesmo.
mas la vai…

Cohesion (coesao)–> aqui vc define foco da sua classe, ou seja… diz apenas o que ela vai fazer e qual o objetivo dela. É recomendavel que vc tenha uma alta coesão em seus programas. veja um exemplo de alta e baixa coesão.

//baixa
class CadastroCliente{
void setCadDependetes(){}
void setCadCompra(){}
}

nesse exemplo ai vc tem baixa coesao… sua class faz tanta coisa… ela nao é definida…ela é “multitarefa”… faz tudo cadatra o cliente, cadastra os dependentes do cliente, cadastra as compras do cliente… e isso quebra todo o conceito de extensibilidade, reutilização etc.
agora veja essaa:

class CadastroCliente{
void setNome(){}
void setCPF(){}
}

observe que essa aqui tem a alta coesão ela faz uma unica coisa so cadastra os clientes e mais nada…
Entao conclui que vc deve ter alta coesão uma class bem definida… aquela ideia de vc colocar tudo em uma unica class… vc tem a baixa coesão.

Coupling -Acomplatamento - é o grau em que uma class conhece mais do que devia da outra,. É ideal que vc tenha o baixo acomplamento

//alto acomplamento
class Gerente{
public double salario=10.000;
}
class Fun{
void setSalario(){
System.out.println(new Gerente().salario);
}

observe que to acessando de outra classe um valor que nao deveria nem ser quer ter acesso que é o salario do gerente… e tb ainda posso alterar… entao a class Fun sabe demais do que devia da outra classe. Acomplamento tem relação com o conceito TEM-UM(HAS-A). Ou seja a class tem-um objeto da outra class.

resumo: desejavel o baixo acoplamento e a alta coesão.

flw! espero ter ajudado!!

rdgms

aew LPJava !!!
valeu cara ajudou muito
vlw msm ate mais!!!

Criado 10 de setembro de 2007
Ultima resposta 10 de set. de 2007
Respostas 2
Participantes 2