Cresce empregos com Ruby em 550% - 3.3% do mercado Java

Consultando alguns sites de emprego pela internete, averiguaram que o mercado de empregos Ruby aumentou consideravalemente: são 550 vagas no dice.com

http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=48253

3.3% é um número considerável frente a enorme demanda por Java. Existe também algumas vagas para Scala e até Scheme!

Scala eu não conheço, agora Scheme é horrível!!!

[quote=Euler Homero]Consultando alguns sites de emprego pela internete, averiguaram que o mercado de empregos Ruby aumentou consideravalemente: são 550 vagas no dice.com

http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=48253

3.3% é um número considerável frente a enorme demanda por Java. Existe também algumas vagas para Scala e até Scheme![/quote]

No Brasil este número de 550 deve demorar 1 ou 2 anos para ser realidade…
Pesquisei no NetCarreiras obtive
918 vagas com palavra chave Java
2 vagas com palavra chave Ruby

Bom, pessoalmente eu fiquei abismado com a repercussão do ruby. Pelo menos nos blogs que ocasionalmente visito só ouço falar dele.

Espero ter a oportunidade de nessas férias estudar um pouco esta linguagem e o Rails .

Isso é fácil, se tem 5 vagas pra ruby e 1500 de java…

Claro, não dá pra fazer essa comparação dessa forma. Se você tem 2 vagas para ruby no inicio do ano e 8 no fim do ano, cresceu 400%. Agora, no caso do NetCarreiras que o amigo citou, para crescer 400% em Java, seriam abertas 3.672 vagas.

Essa comparação foi no minimo, ridicula.

http://blog.obiefernandez.com/content/2008/01/growth-in-ruby.html

Eu acredito que a demanda para ruby e rails aumento muito, é uma ferramenta promissora e muita gente já está utilizando. Agora, tem que ser realista na hora das comparações e dos números.

Um abraço!

É como o glaucioguerra falou, é uma comparação no mínimo ridícula. É mais uma propaganda que precisa respirar um pouco de realidade.
Acho Ruby on Rails fantástico, mas fazer propagandas como essa está começando a ficar forçado.
Sei que vou começar um framewar, mas outro dia vi outra propaganda do pessoal do Rails também sem muito fundamento, dizendo que Python cresceu no índice Tiobe por causa do Ruby on Rails. E coincidentemente, o mesmo índice aponta uma queda na linguagem.
Convenhamos, quem nunca viu Python, acaba acreditando que Ruby se fez antes dele e que o Django é uma cópia de Rails.
Tem que ser menos, por favor, menos.

No artigo comenta isso tbm…

Crescimento de 550% quer dizer que só haviam cerca 110 vagas…

VELO

não acho vantagem estudar ruby pelo menos por enquanto… ruby tem uma sintaxe complicada e não e facil de aprender… sendo assim precisa de bastante tempo para se estudar e dominar ruby para o mercado… se ele tivesse mercado ao menos ou se ele desse um bom $$$ como SAP talvez valeria a pena… mas não acho vantagem se esforçar pra aprender ruby pelomenos por enquanto… qdo vermos q ele começar a crescer bastante e ganahar muito mercado dai sim seria a hora… mas por enquanto acho que vale mais a pena estudar outras coisas… e como estudar pyton, lisp, prolog, lua… são linguagens que não tem uma sintaxe amigavel… e não tem um bom mercado no brasil… pelomenos por enquanto…

Ou seja, na hora em que o mercado realmente precisar de profissionais competentes pra ganhar os cargos mais interessantes e fazer os projetos mais importantes, vc vai estar em casa COMECANDO a aprender Ruby.

Tem alguma coisa muito falha nesse seu raciocinio…

Ou seja, na hora em que o mercado realmente precisar de profissionais competentes pra ganhar os cargos mais interessantes e fazer os projetos mais importantes, vc vai estar em casa COMECANDO a aprender Ruby.
[/quote]

Isso quer dizer que hoje não vale a pena começar com Java?

VELO

Ah com certeza! Java que tem uma sintaxe simples e é fácil de aprender! :smiley: Acho que você deveria dar uma olhada melhor em Ruby! :smiley:

Eu, particularmente, acho que nao: ate voce conseguir aprender a usar Java bem, vc deixou de surfar a onda bem mais interessante que eh pegar uma plataforma que ta comecando e depois de um tempinho explode.

Sim, concordo…

Assim como colocar grana em ações que vão dar um grande boom é bem benéfico…

Mas como ninguém pode prever onde vai ser o boom, nem na bolsa nem nas linguagens, continuo apostando em terrenos firmes.

Pode ser que daqui a 10 anos Java seja passado, pode ser que daqui a 10 anos haja um boom do Java, pode ser que daqui a 10 anos tudo mude, mas hoje…

VELO

Como sempre o Brasil é em sua maioria constituido por investidores “pé no chão”.

baixo risco = baixa rentabilidade.

No mínimo você poderia chamar de esquisita, mas difícil?
Nossa, difícil é Java, que tem que sair caçando diversos frameworks pra sanar alguma deficiência ou tornar mais simples algumas coisas cujo a solução é mais cabeluda. Que isso.
Particularmente acho Python e Ruby muito simples (perto do Java). Tem coisas esquisitas, mas nada tão esquisito pra quem já programou um dia com Perl (isso sim é de outro planeta, ohh sintaxe miserável).

vcs entenderam mal… não disse q a hra de aprender seja qdo ele extiver no auge assim como Java, C# e demais linguagens assim… mas qdo ele mostrar que ha uma tendencia a um crescimento no brasil… qdo ver que realmente ele tendera a se aflorar… pois muitas linguagens se “afloram” la fora… mas aqui não… como pyton… ao menos não vejo muito mercado no brasil pra pyton que é uma excelente linguagem assim como ruby… o que eu digo e que algo como ruby pode se não enraizar no mercado brasileiro… assim como pyton… então o momento certo de se dedicar a ruby não seria a ora que ele ja esta com suas arvores dando ramos… mas sim qdo ele começar a brotar suas raizes aqui no brasil… e como nosso amigo viu ali no netcarreras as poucas vagas pra ruby… se observar um crescimento de 2 para 8 e de 8 pra 16 e ver que ha algum crescimento no mercado brasileiro dai sim se pode confiar… e se dedicar a algo assim… infelizmente no brasil temos uma grande resistencia do mercado a tecnologias novas… pode ser que ruby venha a florar poraqui e pode ser que não venha…

realmente o maior problema que impede o ruby de “bater suas asas” são os “investidores pe no chão”…
mas realmente… pra vc programar “fluentemente” em uma linguagem vc tenque trabalhar com ela no minimo alguns anos… desenvolver com ela a alguns anos… so desenvolvendo aplicações caseiras não fara ngn um senior em ruby… ou seja se o mercado não te da espaço vc não tem espaço…

Retornando ao tópico recomendo todos aqui à ouvir ao postcast muito interessante do Fábio Akita e Carlos Eduardo, citando esse assunto entre uma de suas notícias. http://www.rubyonrails.pro.br/podcasts #3.
link específico(http://asset0.rubyonrails.pro.br/mirrors/RailsPodcastBrasil_3.mp3)

Concordo com o cv.

E acho que Ruby vai decolar (ainda) no Brasil. Então acho que é tempo certo agora de aprender Ruby o quanto antes pra quando chegar a época de os mais desatualizados aprenderem, o pessoal já saber. Acho que isso também dá um tempo muito legal pro país porque pode conseguir acompanhar esses outros aí nas tecnologias, pra cada vez mais o Brasil se mostrar mais forte perante software.