criação automática de classes a partir de bd no netbeans - jsf

Olá,
Criei um projeto no netbeans, usei a opção “criar classes a partir de entidades de dados”, assim o netbeans cria todas as classes de acordo com as tabelas, depois crio automaticamente as páginas jsf. O problema é que os campos id das tabelas precisam ser preenchidos nos formulários, mesmo estando com auto_increment no bd. Eu preciso digitar id: 1, aí no próximo, id: 2 ou qualquer outro número.
Como faço para fazer as classes entenderem que aquele campo não é obrigatório e que será preenchido automaticamente pelo bd?
obrigado!

[quote=leandromsp]Olá,
Criei um projeto no netbeans, usei a opção “criar classes a partir de entidades de dados”, assim o netbeans cria todas as classes de acordo com as tabelas, depois crio automaticamente as páginas jsf. O problema é que os campos id das tabelas precisam ser preenchidos nos formulários, mesmo estando com auto_increment no bd. Eu preciso digitar id: 1, aí no próximo, id: 2 ou qualquer outro número.
Como faço para fazer as classes entenderem que aquele campo não é obrigatório e que será preenchido automaticamente pelo bd?
obrigado![/quote]

Boa Noite Leandro, uso freqüentemente dessa forma para trabalhar com JPA, e isso ficaria dessa forma no caso de quem trabalha com postgres.

Obs.: essa mudança é feita no seu bean.

[code]
@Id
@GeneratedValue(strategy=GenerationType.SEQUENCE,generator="public.agenda_id_seq")
@SequenceGenerator(name="public.agenda_id_seq")
@Column(name = "id", nullable = false)
private Integer id;[/code]

valeu pela dica.
Não usei exatamente o seu código, eu tentei mas não deu certo, aí pesquisei na net e fiz assim

@Id
@GeneratedValue(strategy=GenerationType.IDENTITY) 
@Column(name = "id", nullable = true)
private Integer id;

aí exclui o campo do form no arquivo jsf.

Sou bem novato nisso mas fala aí, isso foi um quebra galho ou tá certinho?

ahh, aproveitando, não sei se é alguma atualização, eu fazia isso e o netbeans criava as classes e os beans (controller, converter), agora quando crio está só exibindo a classe principal, no faces-config mostra a config dos beans mas não consigo achá-los do lado esquerdo no netbeans.

valeu