Criação de arquivo em excel

Galera,

Estou com um mega problema.

É o seguinte:

tenho que gerar um arquivo de excel que é formado por praticamente todo o conteúdo do banco de dados,
(em média 96% dos dados do banco).
utilizo atualmente a framework POI. Só que o POI tem um problema, não posso ficar dando flush() no arquivo,
tenho primeiro que criá-lo todo na memória RAM e depois escreve-lo no disco (se eu estiver errado por favor me
mostre como fazê-lo), o Ireport pelo o que o povo daqui do trabalho disse, utiliza o POI por trás das mangas.
E olhei a JavaExcelAPI, que tem o mesmo problema. Na documentação desta última, recomenda aumentar a memória da JVM (aqueles parâmetros doidos, -Xmx -?mx).

Formalizando, preciso de uma api ou framework que me permita ir criando o arquivo e desocupando memória ao mesmo
tempo, sabe, graças ao garbage collector, não posso matar objetos inúteis ou controlar memória manualmente.

Só para evitar postes desnecessários, java otimizei o código, retirei referênciais inutilizadas agregando null aos
objetos (ex. objNaoMaisUsado = null; ), e outros. Até fiz refactory do código para otimizar ao máximo. Antes que me peçam, não posso postar o código porque são muitas classes (+ ou - 8 e que não só geram arquivos para essa objetivo,mas para outros tbm), e estas são enormes.

bem galera, quem poder me recomendar alguma framework ou api agradeço demais.

Abraços… 8)

Veja o “How To Use POIFS APIs”?

http://poi.apache.org/poifs/how-to.html

[quote]Creating a Document

CreateDocument(String name, int size, POIFSWriterListener writer)

Decreased memory footprint (only very small documents are held in memory, and then only for a short time). [/quote]