Criação de classe com vetor

6 respostas
W

Boa noite
pessoal to precisando de uma ajuda,estou com esse exercicio pra estudo pra prova,mas não estou conseguindo fazer,
alguem poderia me ajudar ?

Criar uma classe que representa um funcionário, registrando seu nome, salário e data de admissão. Em seguida, crie uma classe que represente um departamento de uma empresa, registrando o nome e os funcionários que nele trabalham (para uso de vetores, considere um máximo de 100 funcionários). Por fim, crie uma classe que representa uma empresa, registrando seu nome, CNPJ e departamentos (considere um máximo de 10 departamentos). Faça um programa que:

1 ? Crie uma empresa;

2 ? Adicione a esta empresa alguns departamentos;

3 ? Adicione aos departamentos alguns funcionários;

4 ?  aumento de 10% a todos os funcionários de um determinado departamento;

5 ? Transfira um funcionário de um departamento para outro.

É esperado que seu código seja bem encapsulado. Por exemplo, para adicionar um departamento em uma empresa (ou um funcionário a um departamento), não se deve acessar o vetor (ou lista) de departamentos diretamente, mas sim ter um método na classe que representa a empresa para adicionar um departamento:

exercicio 2

1. Escreva uma classe que represente um vôo de uma companhia aérea. Cada objeto desta classe representa um vôo que acontece em determinada data e em determinado horário. Cada vôo possui no máximo 100 passageiros, e a classe permite controlar a ocupação das vagas. Devem haver os seguintes métodos:
?	CONFIGURA ? configura os dados do vôo (recebidos como parâmetro): número do vôo, data (para armazenar a data utilize um objeto da classe DATA criada na questão anterior);

?	PROXIMO_LIVRE ? retorna o número da próxima cadeira livre;

?	VERIFICA ? verifica se o número da cadeira recebido como parâmetro está ocupada;

?	OCUPA ? ocupa determinada cadeira do vôo cujo número é recebido como parâmetro e retorna o resultado ? se a cadeira ainda não estiver ocupada retorna verdadeiro indicando operação bem sucedida, caso contrário retorna falso;

?	VAGAS ? retorna o número de cadeiras vagas disponíveis (não ocupadas) no vôo;

?	RET_VOO ? retorna o número do vôo;

?	RET_DATA ? retorna a data do vôo (sob a forma de objeto);

6 Respostas

D

Em quais pontos você está tendo dificuldade?

davidbuzatto

Ôpa, mais um exercício :slight_smile:

warriors, primeiramente bem vindo.
Recomendo que você dê uma olhada aqui antes: http://www.guj.com.br/posts/list/50115.java

Depois de ler, por favor, peço que aponte suas dúvidas para que possamos ajudar. Poste o que você fez até o momento, já é um começo.

[]´s

W

nao consegui fazer nada to perdido

davidbuzatto

Não conseguiu nem começar?

B

Um segredinho que me contaram é: quando você tem um problema grande, quebrar em pedaços. Experimente ler o enunciado mais devagar, e fazer uma linha de cada vez.

Ou seja, você precisa criar 3 classes e um programa. Simples, não?

W

to vendo que to frito!
não sei fazer =/

Criado 1 de outubro de 2010
Ultima resposta 2 de out. de 2010
Respostas 6
Participantes 4