Boa noite
pessoal to precisando de uma ajuda,estou com esse exercicio pra estudo pra prova,mas não estou conseguindo fazer,
alguem poderia me ajudar ?
Criar uma classe que representa um funcionário, registrando seu nome, salário e data de admissão. Em seguida, crie uma classe que represente um departamento de uma empresa, registrando o nome e os funcionários que nele trabalham (para uso de vetores, considere um máximo de 100 funcionários). Por fim, crie uma classe que representa uma empresa, registrando seu nome, CNPJ e departamentos (considere um máximo de 10 departamentos). Faça um programa que:
1 ? Crie uma empresa;
2 ? Adicione a esta empresa alguns departamentos;
3 ? Adicione aos departamentos alguns funcionários;
4 ? Dê aumento de 10% a todos os funcionários de um determinado departamento;
5 ? Transfira um funcionário de um departamento para outro.
É esperado que seu código seja bem encapsulado. Por exemplo, para adicionar um departamento em uma empresa (ou um funcionário a um departamento), não se deve acessar o vetor (ou lista) de departamentos diretamente, mas sim ter um método na classe que representa a empresa para adicionar um departamento:
exercicio 2
- Escreva uma classe que represente um vôo de uma companhia aérea. Cada objeto desta classe representa um vôo que acontece em determinada data e em determinado horário. Cada vôo possui no máximo 100 passageiros, e a classe permite controlar a ocupação das vagas. Devem haver os seguintes métodos:
? CONFIGURA ? configura os dados do vôo (recebidos como parâmetro): número do vôo, data (para armazenar a data utilize um objeto da classe DATA criada na questão anterior);
? PROXIMO_LIVRE ? retorna o número da próxima cadeira livre;
? VERIFICA ? verifica se o número da cadeira recebido como parâmetro está ocupada;
? OCUPA ? ocupa determinada cadeira do vôo cujo número é recebido como parâmetro e retorna o resultado ? se a cadeira ainda não estiver ocupada retorna verdadeiro indicando operação bem sucedida, caso contrário retorna falso;
? VAGAS ? retorna o número de cadeiras vagas disponíveis (não ocupadas) no vôo;
? RET_VOO ? retorna o número do vôo;
? RET_DATA ? retorna a data do vôo (sob a forma de objeto);
