Criação de componentes

7 respostas
Luciano_Lopes

Ola pessoal,gostaria de saber se vocês tem algum material sobre criação de componentes para o netbeans,desenvolvo para desktop e quero criar componentes para acelerar meu tempo de trabalho,alguem pode me ajudar?Desde ja agradeço,abraços.

7 Respostas

Luciano_Lopes

up

tinorberto

Criar compomentes para que? de um exemplo …flw

Luciano_Lopes

Conexão com banco de dados, ou jtextfields personalizados,essas coisas

M

Olá colega. Estou entrando agora neste Fórum. Vim à procura da mesma coisa que você: criar componentes personalizados. Muitas IDEs de outras linguagens permitem isso, mas eu não sabia se no Java isso era possível. Então, acho que encontrei a resposta: são os javabeans. Procure por eles na WEB.

Pelo que entendi, um javabean é uma classe especial que atende a algumas especificações que permitem reutilizar o componente em alguma IDE, como o netbeans ou o eclipse. Existem muitos tutoriais na Internet sobre eles. Geralmente os jaabeans podem ser utilizados para criar componentes gráficos.

Não tenho tanta experiência no assunto. Se for isso mesmo, mande uma resposta.

Cuidado: pelo que vi javabeans e enterprise javabeans são coisas diferentes.

Espero ter ajudado.

lina

Oi,

Não existe muito mistério…
Apenas crie uma classe que estenda (extends) ao componente desejado. Sobreescreva seus métodos e boa sorte…

Tchauzin!

R

Conceitualmente, criar componentes para Swing não é difícil - se você quiser começar do zero crie uma classe derivada de JComponent, caso precise de uma especialização de um componente pré-existente é só derivar a partir dele (por exemplo, para ter um JTextField personalizado comece criando uma classe derivada de JTextField). Segue um link interessante:

http://today.java.net/pub/a/today/2007/02/22/how-to-write-custom-swing-component.html

M

Tudo bem. Derivamos de JComponent… e que classes são responsáveis pelo aspecto gráfico do componente? Que classes devemos usar para poder programar a parte gráfica do componente?

Grato pela ajuda.

Criado 17 de junho de 2009
Ultima resposta 10 de jul. de 2009
Respostas 7
Participantes 5