Criação de instaladores

12 respostas
J

Olá…
Desenvolvi uma applet Java que necessita de algumas bibliotecas nativas. Eu preciso criar instaladores paa colocar essas bibliotecas em algum dos diretórios listados pela popriedade “java.library.path”.

Preciso desses instaladores porque o Windows Vista e os sistemas Unix possuem mecanismos de seguraça que não permitem a instalação automática, transparente ao usuário, dessas bibliotecas nessas pastas…

Como faço um instalador para Windows Vista? E um para ambiente Linux?

Obrigado.

12 Respostas

doug

Olá
Não sei se te ajuda, mas já ouviu falar no IzPack
Ele é um instalador em java… ele gera um jar… dai pode ser rodado
em qualquer máquina…

Espero ter ajudado
Flwsss

victorcosta

Via web-start da pra distribuir as dlls nativas junto com seu jar. O unico incoveniente eh o popup de seguranca que o usuario vai ter q confirmar, mas eh bem melhor do que ter q instalar programa

A partir do Java 6 update 10 da pra rodar applets usando as configuracoes do arquivo web-start

J

victorcosta:
Via web-start da pra distribuir as dlls nativas junto com seu jar. O unico incoveniente eh o popup de seguranca que o usuario vai ter q confirmar, mas eh bem melhor do que ter q instalar programa

A partir do Java 6 update 10 da pra rodar applets usando as configuracoes do arquivo web-start

Cara, eu já tentei de todas as formas que conheço, mas ainda não consegui fazer a distribuição via JWS…Ou melhor, a distribuição até já consegui. Mas minha aplica,ão gera erro, não consegue acessar as DLL’s…Você teria como em ajudar nisso? Agradeço desde já…

J

Todavia, pensando agora, mesmo se eu conseguisse distribuir minha aplicação via JWS. Minha aplicação foi desenvolvida como applet e embutida em um portal, deste portal ela obtém alguns dados do usuário logado…Não consigo ver como extrair essas ifnormações se o usuário acessar a ferramenta via JWS.

J

Ninguém mais?

J

thiago.filadelfo:
Olá
Não sei se te ajuda, mas já ouviu falar no IzPack
Ele é um instalador em java… ele gera um jar… dai pode ser rodado
em qualquer máquina…

Espero ter ajudado
Flwsss

Esqueci de comentar…Fiz uns testes com o IzPack esses tempos e ele tem poblemas para acessar certas pastas protegidas pelo Windows Vista. Eu queria usá-lo para jogar as DLL´s na pasta “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_05\jre\bin”, por exemplo, mas o Vista diz que os instalador gerado pelo software em questão não tem permissões para tanto.

Eu tenho essa restrição de ter que acoplar a aplicação ao portal. Isso complica minha vida…Se minha aplicação fosse desktop, eu poderia embalar todas essas dll´s no jar da aplicação e, na primeira execução extrair as DLL´s para o diretório local…Funcionaria perfeitamente. Claro, teria que tratar algumas coisas (imagina o cara executar a aplicação do Desktop do Windows, ia virar uma zona), mas funcionaria :wink:

Se alguém souber como posso sair dessa sinuca de bico, ajudaria em muito minha vida…Seão, esse problema da distribuição vai me obrigar a migrar a aplicação para Python…

Marcelo_FS

Talvez essas páginas ajudem…

J

A versão atual da minha aplicação utiliza um mecanismo de isntalação automático de bibliotecas muito semelhantes a esses que você indicou…Minha aplicação verifica se as libs estão instalada nos diretórios adequados, se não estão, as baixa do servidor e as instala nestes diretórios…Todavia esse emcanismo só funciona em Windows XP para baixo…No Vista eu não tenho permissões para acessar estes diretórios que preciso acessar…No Linux é ainda pior…

Preciso de instaladores mesmo…
No caso dos Windows, um “.exe” que empacote essas dll´s e que, quando o usuário executa o arquvo, abre aquela janelinha tosca do Windows pedindo se o usuário permite a instalação ou não…E no linux algo semelhante…

J

Bah, e eu achando que era trivial criar esse tipo de executável instalador…Pelo jeito ninguém sabe…

Marcelo_FS

Até onde sei, os applets foram criados especificamente para não permitir isso… seria como você executar bibliotecas suas nativas de dentro de um arquivo flash. O Banco do Brasil até faz isso com o Gerenciador Financeiro deles pra PJ, você entra no site e manda “instalar” (abre um applet que baixa tudo pro seu pc, depois abre outro que executa o código baixado) - infelizmente não sei como foi feito isso nem se é uma solução funcional em Linux.

Por isso que existe o Java Web Start… e talvez o novo JavaFX resolva seu problema, já que permite uma bela integração Web/Desktop em RIAs. Repare que eu nunca usei ele, então posso estar falando bobagem…

J

Se você assinar uma applet, ou seja, gerar um certificado de segurança para ela, ela pode acessar essas funcionalidades…Não é esse meu problema. Meu problema é que em Windows Vista e Linux o SO não me permite copiar arquivos para pastas “de sistema”…

Por isso preciso dos instaladores.

É provável que o JWS resolva este problema, mas, como eu disse antes, talvez ele me gere outro…Minha aplicação precisa ser uma applet. Ela precisa interagir com o portal…

Eu realmente preciso desses instaladores…

J

Se alguém se interessar…Encontrei um gerador de instaladores para Windows. O nome é Setup2Go. Por enquanto está resolvendo, embora eu preferisse uma alternativa free open source…

Todavia, gerando os instaladores for windows, algumas dúvidas surgiram:
1-A pasta Windows é padrão na raiz? O usuário não pode renomeá-la na hora da instalação? PReciso saber disso porque meus instaladores irão instalar as bibliotecas em c:\windows\System32
2-As versões 64 bits ainda possuem essta pasta acima mencionada?

Fora isso, ainda não resolvi meu problema no Linux…Existe alguma pasta no Linux, análoga à System32 do Windows?
Preciso lemrar que ainda não encontrei um gerador de instaladores for Linux também…

Criado 3 de janeiro de 2009
Ultima resposta 11 de jan. de 2009
Respostas 12
Participantes 4