Olá…
Desenvolvi uma applet Java que necessita de algumas bibliotecas nativas. Eu preciso criar instaladores paa colocar essas bibliotecas em algum dos diretórios listados pela popriedade “java.library.path”.
Preciso desses instaladores porque o Windows Vista e os sistemas Unix possuem mecanismos de seguraça que não permitem a instalação automática, transparente ao usuário, dessas bibliotecas nessas pastas…
Como faço um instalador para Windows Vista? E um para ambiente Linux?
Olá
Não sei se te ajuda, mas já ouviu falar no IzPack
Ele é um instalador em java… ele gera um jar… dai pode ser rodado
em qualquer máquina…
Espero ter ajudado
Flwsss
victorcosta
Via web-start da pra distribuir as dlls nativas junto com seu jar. O unico incoveniente eh o popup de seguranca que o usuario vai ter q confirmar, mas eh bem melhor do que ter q instalar programa
A partir do Java 6 update 10 da pra rodar applets usando as configuracoes do arquivo web-start
J
Jokabeludoido
victorcosta:
Via web-start da pra distribuir as dlls nativas junto com seu jar. O unico incoveniente eh o popup de seguranca que o usuario vai ter q confirmar, mas eh bem melhor do que ter q instalar programa
A partir do Java 6 update 10 da pra rodar applets usando as configuracoes do arquivo web-start
Cara, eu já tentei de todas as formas que conheço, mas ainda não consegui fazer a distribuição via JWS…Ou melhor, a distribuição até já consegui. Mas minha aplica,ão gera erro, não consegue acessar as DLL’s…Você teria como em ajudar nisso? Agradeço desde já…
J
Jokabeludoido
Todavia, pensando agora, mesmo se eu conseguisse distribuir minha aplicação via JWS. Minha aplicação foi desenvolvida como applet e embutida em um portal, deste portal ela obtém alguns dados do usuário logado…Não consigo ver como extrair essas ifnormações se o usuário acessar a ferramenta via JWS.
J
Jokabeludoido
Ninguém mais?
J
Jokabeludoido
thiago.filadelfo:
Olá
Não sei se te ajuda, mas já ouviu falar no IzPack
Ele é um instalador em java… ele gera um jar… dai pode ser rodado
em qualquer máquina…
Espero ter ajudado
Flwsss
Esqueci de comentar…Fiz uns testes com o IzPack esses tempos e ele tem poblemas para acessar certas pastas protegidas pelo Windows Vista. Eu queria usá-lo para jogar as DLL´s na pasta “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_05\jre\bin”, por exemplo, mas o Vista diz que os instalador gerado pelo software em questão não tem permissões para tanto.
Eu tenho essa restrição de ter que acoplar a aplicação ao portal. Isso complica minha vida…Se minha aplicação fosse desktop, eu poderia embalar todas essas dll´s no jar da aplicação e, na primeira execução extrair as DLL´s para o diretório local…Funcionaria perfeitamente. Claro, teria que tratar algumas coisas (imagina o cara executar a aplicação do Desktop do Windows, ia virar uma zona), mas funcionaria
Se alguém souber como posso sair dessa sinuca de bico, ajudaria em muito minha vida…Seão, esse problema da distribuição vai me obrigar a migrar a aplicação para Python…
A versão atual da minha aplicação utiliza um mecanismo de isntalação automático de bibliotecas muito semelhantes a esses que você indicou…Minha aplicação verifica se as libs estão instalada nos diretórios adequados, se não estão, as baixa do servidor e as instala nestes diretórios…Todavia esse emcanismo só funciona em Windows XP para baixo…No Vista eu não tenho permissões para acessar estes diretórios que preciso acessar…No Linux é ainda pior…
Preciso de instaladores mesmo…
No caso dos Windows, um “.exe” que empacote essas dll´s e que, quando o usuário executa o arquvo, abre aquela janelinha tosca do Windows pedindo se o usuário permite a instalação ou não…E no linux algo semelhante…
J
Jokabeludoido
Bah, e eu achando que era trivial criar esse tipo de executável instalador…Pelo jeito ninguém sabe…
Marcelo_FS
Até onde sei, os applets foram criados especificamente para não permitir isso… seria como você executar bibliotecas suas nativas de dentro de um arquivo flash. O Banco do Brasil até faz isso com o Gerenciador Financeiro deles pra PJ, você entra no site e manda “instalar” (abre um applet que baixa tudo pro seu pc, depois abre outro que executa o código baixado) - infelizmente não sei como foi feito isso nem se é uma solução funcional em Linux.
Por isso que existe o Java Web Start… e talvez o novo JavaFX resolva seu problema, já que permite uma bela integração Web/Desktop em RIAs. Repare que eu nunca usei ele, então posso estar falando bobagem…
J
Jokabeludoido
Se você assinar uma applet, ou seja, gerar um certificado de segurança para ela, ela pode acessar essas funcionalidades…Não é esse meu problema. Meu problema é que em Windows Vista e Linux o SO não me permite copiar arquivos para pastas “de sistema”…
Por isso preciso dos instaladores.
É provável que o JWS resolva este problema, mas, como eu disse antes, talvez ele me gere outro…Minha aplicação precisa ser uma applet. Ela precisa interagir com o portal…
Eu realmente preciso desses instaladores…
J
Jokabeludoido
Se alguém se interessar…Encontrei um gerador de instaladores para Windows. O nome é Setup2Go. Por enquanto está resolvendo, embora eu preferisse uma alternativa free open source…
Todavia, gerando os instaladores for windows, algumas dúvidas surgiram:
1-A pasta Windows é padrão na raiz? O usuário não pode renomeá-la na hora da instalação? PReciso saber disso porque meus instaladores irão instalar as bibliotecas em c:\windows\System32
2-As versões 64 bits ainda possuem essta pasta acima mencionada?
Fora isso, ainda não resolvi meu problema no Linux…Existe alguma pasta no Linux, análoga à System32 do Windows?
Preciso lemrar que ainda não encontrei um gerador de instaladores for Linux também…