Bom, pra falar a verdade eu não sei absolutamente nada… Eu ultimamente venho querendo muito criar um jogo pra celular, na verdade é um RPG, mas não sei por onde começar. Se alguém pudesse me ajudar com relação aos programas, dicas e talz pra fazer isso, ficaria muito agradecido… Não sei se isso que eu quero envolve JAVA básico, por isso ja peço desculpas caso tenha postado no lugar errado :? Brigadão ae, grato desde já 
Criação de Jogos (Dúvidas)
10 Respostas
Amigo, recomendo você procurar a primeira edição da revista WebMobile. Nessa edição é desenvolvido um jogo completo para ceular.
Quanto ao que usar, vc sempre usará o “Java Basico”, isso eu digo com relaçao as estruturas if, for, while… mas como estará desenvolvemendo pra celular usará a JDK na versão JME (Java Mobile Edition) procure mais informaçoes sobre JME).
Um amigo meu fez um TCC sobre desenvolvimento de jogos pra celular entra em contato com ele por e-mail que tenho certeza que ele te envia o trabalho. O email dele é [email removido] ele se chama Gustavo.
espero que isso já dê um norte…
[]s
Herbert Pimentel
Amigo, existe a api java gaming api, so nao sei se é pra mobile ou desktop.
Falow ae.
Ah, brigadão ae vcs. Vou pesquisar mais sobre API, mas pelo visto é meio complicado hein? :?
Já baixei aqui um tal de Netbeans, que parece que vai ajudar pakas.
Tipo, uma dúvida noob… Esse jogo que eu quero fazer é RPG, dai eu queria saber se é tudo na base dos comandos mesmo ou se eu vou poder fzer um mapinha rox, estilo Zelda e tal… Porque por enquanto só vejo um montee de letras e numeros que mais parecem codigos pra mim DHAUSDUASIODAS, brigadão ae, malz pelas perguntas imbecis :x
Você já sabe o J2SE?
Sobre desenha um mapa:
Você provavelmente não encontrara um criador de mapas adequado ao seu jogo, crie o seu próprio.
Eu ultimamente fiz um(To acabando) para o meu jogo que é desktop, não é muito difícil e vai lhe poupar muita dor de cabeça se for editar um mapa depois.
E pra antecipa a pergunta do VinyGodoy, você está fazendo jogos por Diversão ou Trabalho?
Na verdade não é nenhum dos dois… Eu pretendo começar no ramo se der certo e eu fizer um bom “primeiro trabalho”, mas por enquanto é só um teste mesmo. Tipo, esse mapa eu vou fazer tuudo? Como assim? “Desenahar” as árvores, casa, monstros, etc no photoshop, ou algo do tipo?
Cara eu desenho meus sprites agora que to no começo do jogo ainda, mas mais pra frente eu tenho que arranjar umas imagems mais legais.
Eu não sei como mais todas as imagens dos jogos do ViniGodoy são legais pergunta pra ele como ele consegue.
E no caso RPG que você vai usar mapas que repetem muitas imagens você pode criar um esquema de Tiles, no meu jogo por exemplo a mesma imagem de uma grama ou uma água é desenhad quase o mapa inteiro.
Uhum, brigadão ae man, desculpa aí minhas perguntas, mas é que eu nunca mexi com isso meesmo. Só mais uma coisa. Nesse caso, eu vou fazer uma imagem pra grama meio que de “background” que vai repetir o tempo todo né? Pois bem, pra onde eu “importo” ela pra criar o mapa? =S
Algum programa indicado?
Abraço (:
Para desktop você deixa ela como uma BufferedImage
BufferedImage image = ImageIO.read(new File("caminhoDaImagem/arq.extensão"));
E vai desenhando ela em um objeto graphics2D
Graphics2D g2d = g.create();//G é um objeto do tipo graphics, que vem como exemplo de um JPanel
g2d.drawImage(image,0,0,null);//A imagem, as coordenadas em x,y e o ultimo parametro é o ImageObserver, não é necessario usar para imagens pequenas.
g2d.dispose();//libera o Graphics2D para ser desenhado
Mais ou menos isso que eu faço
Ainda não cheguei aos códigos, mas vou dar uma pesquisada aqui pra entender melhor tudo isso… Brigadão ae cara, ajudou bastaante! Fico devendo essa… (;