Criação de malhas de superfície 3D triangularizadas -

Boa tarde, pessoal.

Tenho um problema nas mãos e queria saber se alguém aqui já pesquisou alguma coisa a respeito.

Preciso, a partir de uma nuvem de pontos (pontos 3D soltos no espaço), triangularizar, para criar uma malha 3D da superfície. Não precisa ser via programação, então não preciso pesquisar um algoritmo que faça isso. Se tiver algum software opensource ou pelo menos grátis que faça o trabalho e possa ser integrado com a aplicação (então a aplicação tem que chamar, disso não posso fugir, pois um programa maior é que vai usar), então tá tudo bem.

A ideia inicial é ter a nuvem de pontos, dela se criar um geometria (descrição da superfície) e daí se construir a malha. Se existir alguma solução que já possa ser utilizada diretamente a partir da nuvem de pontos, tá ok, também.

Será que alguém já fez algo parecido? Desde já, agradeço!

Você está supondo que essa nuvem de pontos é um poliedro convexo? (Não é, obviamente, um poliedro regular)

Note que alguma dica você precisa para organizar a nuvem de pontos. Simplesmente dar a nuvem dos pontos e não dar algumas conexões entre eles vai dificultar a criação de uma superfície que contenha esses pontos como vértices de triângulos.

Provavelmente sua nuvem de pontos tem uma restrição (por exemplo, foi criada a partir de medições de um objeto físico). Então você pode começar a procurar alguma coisa por aqui:

http://lcni.uoregon.edu/~dow/Projects/Brain_casting/Point_cloud_to_mesh.html

Oi, bom dia.

Tentei esse software que vc passou no link antes, só que tem um exemplo de um camaleao, com a lingua para fora da boca (como se fosse pegar alguma coisa, atirando a lingua) e quando mando fazer a triangularizacao (o camaleao é uma nuvem de pontos) fica muito estranho, sabe?

ele liga todos os pontos, a lingua nao fica normal, por exemplo, ele liga pontos que estao ano inico da lingua (que e muito longa) com pontos que estao na cabeça (sao pontos que nao deveriam se ligar, estao muito distantes).

você mexe com esses problemas? já usou o opencascade? eu estou confuso em como começar a trabalhar com ele, instalacao, programacao. Tem um guia rapido no site, mas ele nao indica que pacotes importar (no caso, ele mexe com C++, nao indica os includes). Será que você já mexeu com ele? para me dar uma ajuda, no windows ou linux?

obrigado!