Criação de processo de workflow dinamico

4 respostas
thiagocg

Olá pessoal!
Estou iniciando um novo projeto que consiste em uma ferramenta de workflow, e me deparei com uma solicitação do cliente que me gerou uma duvida, vcs sabem se existe algum framework que possibilite a criação de fluxos dinamicamente em tempo de execução?

Deixa eu explicar melhor, o cliente deseja criar ou alterar uma rotina de fluxo dinamicamente sem a necessidade de programação atraves do sistema usando uma notação gráfica para isso.

Alguem teve alguma experiencia ou leu alguma coisa que possa me indicar?

Inicialmente estou estudando sobre processos de workflow, ainda não parti para nenhuma implementação, estou estudando apenas o “negócio”, então qualquer sugestão é bem vinda tb!

Desde já agradeço por toda a ajuda.

[]'s

4 Respostas

Alexandre_Saudate

thiagocg:
Olá pessoal!
Estou iniciando um novo projeto que consiste em uma ferramenta de workflow, e me deparei com uma solicitação do cliente que me gerou uma duvida, vcs sabem se existe algum framework que possibilite a criação de fluxos dinamicamente em tempo de execução?

Deixa eu explicar melhor, o cliente deseja criar ou alterar uma rotina de fluxo dinamicamente sem a necessidade de programação atraves do sistema usando uma notação gráfica para isso.

Inicialmente estou estudando sobre processos de workflow, ainda não parti para nenhuma implementação, estou estudando apenas o “negócio”, então qualquer sugestão é bem vinda tb!

[]'s

O jBPM (do qual, aliás, sou autor de um artigo publicado na Java Magazine ed. 71. Dê uma olhada, se quiser entender um pouco mais a respeito =) ). Você pode gerar um XML para ele fazer parse, tudo em tempo de execução. Vou gerar um exemplo e daqui a pouco, posto aqui.

[]´s

Alexandre_Saudate

Pronto.

O exemplo é o seguinte, suponha o XML:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<process-definition 
  xmlns="urn:jbpm.org:jpdl-3.2"
  name="simple">
   <start-state name="start">