Criação de Sistemas (Sugestões)

Olá pessoal! Pretendo criar algumas aplicações em Java para comercializar, do tipo: software para consultórios odontológicos, academias, locadoras, etc. Na minha região os índices de emprego para nossa área ainda é bem baixo e por isso é preciso saber se virar!
Conto com sugestões da galera do PJ sobre o seguinte:

:arrow: Em se tratando de sistemas para pequenos estabelecimentos (geralmente com pcs de baixa capacidade), será que swing seria uma boa alternativa ou haveria outra opção mais leve?

:arrow: Sei usar Access, Paradoxx e um pouco de MySql. Qual destes seria a melhor opção para base de dados?

:arrow: Sobre geradores de relatórios, eu nunca utilizei nenhum em Java. Qual seria uma boa alternativa levando-se em conta qualidade e facilidade no aprendizado?

:arrow: Distribuição: Pensei em criar executáveis com o JSmooth para sistemas Windows e Linux, para facilitar o uso pelos clientes e criar um CD com esses executáveis e suas JVMs. Seria interessante?

:arrow: Preços: Sei que isso varia conforme cada região, mas, em média quanto seria justo cobrar por um sistema para um consultório odontológico de pequeno porte?

Programo em VB6 a bem mais tempo e poderia desenvolver tais sistemas nessa linguagem, porém, depois de conhecer Java decidi que seria nessa linguagem que iria me profissionalizar e para isso nada melhor do que esse novo desafio!

Valeu galera!

[quote=“FredMP”]Olá pessoal! Pretendo criar algumas aplicações em Java para comercializar, do tipo: software para consultórios odontológicos, academias, locadoras, etc. Na minha região os índices de emprego para nossa área ainda é bem baixo e por isso é preciso saber se virar!
Conto com sugestões da galera do PJ sobre o seguinte:

:arrow: Em se tratando de sistemas para pequenos estabelecimentos (geralmente com pcs de baixa capacidade), será que swing seria uma boa alternativa ou haveria outra opção mais leve?

:arrow: Sei usar Access, Paradoxx e um pouco de MySql. Qual destes seria a melhor opção para base de dados?

:arrow: Sobre geradores de relatórios, eu nunca utilizei nenhum em Java. Qual seria uma boa alternativa levando-se em conta qualidade e facilidade no aprendizado?

:arrow: Distribuição: Pensei em criar executáveis com o JSmooth para sistemas Windows e Linux, para facilitar o uso pelos clientes e criar um CD com esses executáveis e suas JVMs. Seria interessante?

:arrow: Preços: Sei que isso varia conforme cada região, mas, em média quanto seria justo cobrar por um sistema para um consultório odontológico de pequeno porte?

Programo em VB6 a bem mais tempo e poderia desenvolver tais sistemas nessa linguagem, porém, depois de conhecer Java decidi que seria nessa linguagem que iria me profissionalizar e para isso nada melhor do que esse novo desafio!

Valeu galera![/quote]

Velho,

Com relação ao swing ele com certeza é uma boa opção sim e Java é uma linguagem muito leve e com isso mesmo pc´s com baixa capacidad ede processamento irão rodar com o swing tranquilamente desde que vc trabalhe eles da forma correta. Teria como alternativa o awt, mas o swing é realmente muito bom.

Com relação ao BD eu particularmente gosto do MySQl que além de ser fácil de usar é totalmente free.

Já os relatórios uma boa opção são a dupla JasperReport e eIreport eles são ótimas ferramentas e auxiliarão o su trabalho de construir relatórios.

Quanto a sua pergunta sobre a criação de executáveis, esta é uma questão na qual tenho muitas dúvidas também se valem a pena, acredito que alguém aqui com mais experiência poderia opnar melhor.

Jáo preço dos seus programas como vc disse vai depender bastante da região mas principalmente das funcionalidades do sistema.

Espero ter ajudado.