Por favor, pessoal do java. 1- Qual a diferença entre manifest.mf e manifest.txt? O segundo é um arquivo que criamos dentro de um diretorio chamado META-INF, certo? E o primeiro? 2- Qual a diferença entre o manifest em cujo texto vai a versão, p. e., Version 1.0, etc e o outro no qual colocamos o Main-Class? Me ajudem, quero fazer um jar para distribuir uma aplicação.
Valeuuuuuuuuuuuuuuu!!!
fjfeitosa.
21/03/2007
Criação de um JAR
5 Respostas
O que deve ser usado é o manifest.mf, esse manifext.txt nunca ouvi falar, agora também existe um excelente plugin no eclipse para geração de jar sem muita frescura:
Quando você gera um JAR o próprio gerador do pacote gera o arquivo manisfest.mf, não importa como estava definido anteriormente (com extensão, sem extensão… o que interessa é o conteúdo do arquivo.
Quanto aos parâmetros do manifest, você tem que colocar, no mínimo o seguinte (em qualquer arquivo):
Manifest-Version:
Main-Class:
Se você utilizar outros JAR você deve adicionar a linha “Class-Path” e, de preferência, colocar todos no mesmo diretório.
Se você quiser saber algo mais sobre as propriedades do manifest dá uma olhada aqui: Understanding the Manifest
eu tenho um .jar aqui q criei, e q depende de outros .jar, e no manifest dele eu defini a propriedade Class-Path: com todos os jar dependentes, separados por espaço, e qdo eu executo meu .jar, da erro q ele não achou uma das classes q estão nos meus .jar dependentes, não consigo fazer rodar minha aplicação msm colocando os jars dependentes dentro dela e apontando o nomes delas no meu manifest 
Valeu, Pedrosa.
Vou tentar baixar o eclipse novamente. “Deu pau” da outra vez e eu desisti.
Vou tentar outra vez e te falo. OK!!!
fjfeitosa.
Ola´, Fabiano !!
Fiz o seguinte:
- criei uma arvore assim:
C:/Aplicacao - Coloquei antes do meu codigo : package testeJar
- salvei dentro de Aplicacao, e foi criada a pasta testeJar
- Os diretorios ficaram assim:
C:/Aplicacao/testeJar
-dentro de testeJar ficou a minha .class - dentro de Aplicacao ficaram : a pasta testeJar, o .java e um arquivo Manifesto.txt que salvei lá
-Nesse arquivo manifesto, seguindo sua sugestão, coloquei o Main-Class: testeJar.Botao - coloquei também: Version: 1.0
-Botao é a minha classe (main)
-no DOS, em Aplicacao digitei:
jar cvmf Botao.Jar Manifesto.txt
-Foi gerado Botao.Jar, dentro de Aplicacao, porém o arquivo Manifesto.txt ficou intacto. Pergunto: e o .mf? e a pasta META-INF? De onde vem?
-O incrível é que , no DOS, dentro de Aplicacao, digitando:
java -jar Botao.Jar, a aplicacao abre. Só não consigo dando os dois cliques. Por quê?
Debuga aí prá mim, Fabiano, por favor!!!
Obrigado de novo, e até lá!!!
fjfeitosa.