boas pessoal, precisava aki d uma ajudinha. Cm hei-de fazer um login? O objectivo é: fazer um prog bancário e o cliente qnd se liga ao programa terá que dar o seu nome de utilizador e uma password, e so s elas existirem na base de dados é que o cliente poderá navegar atraves das outras opçoes. a minha dificuldade inicial é criar esse mesmo login…n tou a ver maneira d o fazer. se for mais facil explicar via msn fika aki: psicadellyc@hotmail.com
agradeço a vosssa ajuda
abraços []
[quote=“psico_dream”]boas pessoal, precisava aki d uma ajudinha. Cm hei-de fazer um login? O objectivo é: fazer um prog bancário e o cliente qnd se liga ao programa terá que dar o seu nome de utilizador e uma password, e so s elas existirem na base de dados é que o cliente poderá navegar atraves das outras opçoes. a minha dificuldade inicial é criar esse mesmo login…n tou a ver maneira d o fazer. se for mais facil explicar via msn fika aki: psicadellyc@hotmail.com
agradeço a vosssa ajuda
abraços [][/quote]
Cara, posso tentar dar uma macro visão:
Dependo do tipo do teu sistema. Swing ou Web.
Mas no geral, crie dois campos, um de login e outro de senha, crie um tabela que armazene esses campos no DB. Quando o usuário entrar com a senha e login, você verifica se os dados que ele digitou constam no DB. Se tiver ok, você dispacha o cara pra dentro do sistema, senão fica no login.
Dê uma procurada no fórum, que você encontra muita coisa.
So pra dar a barbada… pra verificar se o login e a senha estão corretos, faz um select na tabela:
"SELECT 1 FROM clientes WHERE login = '" + txtLogin.getText() + "' AND pass = '" + txtSenha.getText() + "';"
Claro… isso é um exemplo… mas ja da pra ter uma idéia… tu ta ligado, que o teu registro vai retornar 1 se exixtir esses registro ou nulo se não existir…
Essa eu vi numa oficina de BD que fiz… otimização de consultas!!
Só meio que pra completar, não sei nem se vai ajudar muito, eu tive que fazer um esquema de login também um tempo atrás pra um trabalho de faculdade, e ai utilizei uma classe Singleton como se fosse uma “session”, pra dai guardar os dados de login e senha caso precisasse recuperar os dados do cleinte no banco posteriormente, ai quando ele fazia o logout terminava a classe session e desabilitava as opções de navegação.