criação de um login

boas pessoal, precisava aki d uma ajudinha. Cm hei-de fazer um login? O objectivo é: fazer um prog bancário e o cliente qnd se liga ao programa terá que dar o seu nome de utilizador e uma password, e so s elas existirem na base de dados é que o cliente poderá navegar atraves das outras opçoes. a minha dificuldade inicial é criar esse mesmo login…n tou a ver maneira d o fazer. se for mais facil explicar via msn fika aki: psicadellyc@hotmail.com
agradeço a vosssa ajuda
abraços []

[quote=“psico_dream”]boas pessoal, precisava aki d uma ajudinha. Cm hei-de fazer um login? O objectivo é: fazer um prog bancário e o cliente qnd se liga ao programa terá que dar o seu nome de utilizador e uma password, e so s elas existirem na base de dados é que o cliente poderá navegar atraves das outras opçoes. a minha dificuldade inicial é criar esse mesmo login…n tou a ver maneira d o fazer. se for mais facil explicar via msn fika aki: psicadellyc@hotmail.com
agradeço a vosssa ajuda
abraços [][/quote]

Cara, posso tentar dar uma macro visão:

Dependo do tipo do teu sistema. Swing ou Web.
Mas no geral, crie dois campos, um de login e outro de senha, crie um tabela que armazene esses campos no DB. Quando o usuário entrar com a senha e login, você verifica se os dados que ele digitou constam no DB. Se tiver ok, você dispacha o cara pra dentro do sistema, senão fica no login.

Dê uma procurada no fórum, que você encontra muita coisa.

So pra dar a barbada… pra verificar se o login e a senha estão corretos, faz um select na tabela:

"SELECT 1 FROM clientes WHERE login = '" + txtLogin.getText() + "' AND pass = '" + txtSenha.getText() + "';"

Claro… isso é um exemplo… mas ja da pra ter uma idéia… tu ta ligado, que o teu registro vai retornar 1 se exixtir esses registro ou nulo se não existir…

Essa eu vi numa oficina de BD que fiz… otimização de consultas!! :wink:

Só meio que pra completar, não sei nem se vai ajudar muito, eu tive que fazer um esquema de login também um tempo atrás pra um trabalho de faculdade, e ai utilizei uma classe Singleton como se fosse uma “session”, pra dai guardar os dados de login e senha caso precisasse recuperar os dados do cleinte no banco posteriormente, ai quando ele fazia o logout terminava a classe session e desabilitava as opções de navegação.