Pessoal Boa tarde.
Alguém tem alguma ideia como eu crio a seguinte tarefa:
Tenho um aplicativo no servidor que faz um processo e cria um arquivo.
Tenho uma maquina cliente que depende deste aquivo para trabalhar, quando existe um novo arquivo tem que ser copiado automaticamente
para o seu diretorio para sempre trabalhar com um arquivo atualizado.
Ai esta o X da questão ,como o aplicativo que esta no servidor diz para a maquina cliente, olha tenho arquivo atualizado pega aqui.
Pensei em RMI ,mais não sei se é o ideal, pensei em uma thread rodando a casa x tempo pra ver se tem arquivo, mais isso tem custo de rede , e para que rodar uma
threde para acessar a rede a cada tempo se o arquivo ainda é o mesmo, o ideal seria informar ao cliente se atualize acabei de criar um novo arquivo.
Alguém tem alguma ideia ?
Criação de um serviço que roda na rede
4 Respostas
Você pode implementar o padrão Observer de maneira distribuída. O nó que distribui o arquivo deve disponibilizar um método RMI para que outros nós registrem-se como observadores. Por outro lado, os nós que devem receber o arquivo devem implementar um método para receber o arquivo. Assim, quando o novo arquivo for criado o nó que cria o arquivo percorre a lista de observadores chamando o método RMI para entregar o arquivo.
A consequência é que desaparece a noção de cliente-servidor, pois os 2 lados da comunicação podem iniciar uma conversação.
Poderia ser uma solução, mais nunca usei o padrão que voce mencionou, tem algum exemplo ai ?
Cara, é só dar uma Googlada por Observer Pattern, ou então Listener Pattern
Blz já achei aqui, vou implementar, acho que vou ter duvida como eu notifica via RMI os Observer que são os clientes, para assim sofrerem a atualização, mais ai é uma outra historia, vou criar o padrão duvidas eu volto a postar , brigadiz.