Considero o GUJ como um ambiente para interação social não apenas séria como troca de informação e dúvidas sobre java, mas descontraída também. Acredito que isso não vá contra a filosofia do grupo, haja visto os sub-fóruns Notícias e, principalmente, o Assuntos Gerais (off-topic). Sendo assim proponho a criação do Top 10 (ou Top 3) semanal ou mensal, de acordo com a frequência, para posts de tópicos do fórum.
As possibilidades de categorias do top são muitas:
[list]Comentário Pertinente da Semana - o tópico ou post com comentário mais interessante, não necessariamente na área, concorrendo ao prêmio: “Vale Um Artigo”;[/list][list]Notícia da hora![/list][list]Top Código/idéia - concorrendo ao “Vale uma JSR”.[/list][list]Viagem ao centro da Hellmanns - esse seria o top hilário da semana, posts da série “O que isso tem a ver com a história do Brasil?”, mancadas que todos já demos em algum momento, do tipo do meu querido ggarnier: http://www.guj.com.br/posts/list/60/50115.java#632972 ou da minha: http://www.guj.com.br/posts/preList/85892/459031.java#459031 . É claro, sempre levadas na mais descontraída esportiva.[/list][list]Tribo Zé-moleza - sim, é o que vocês estão pensando, trabalhos de facul, exercícios “URGENTES!!!”, provas, etc.[/list]
Com certeza isso iria movimentar de forma positiva o fórum e fomentar a criatividade de todos.
Com respeito ao top zé-moleza, estive pensando, antes de ter essa idéia, na possibilidade de (já que apesar dos apelos, o pessoal continua confundindo o fórum com a “moradia de Joana, A Progenitora”) ser criado um fórum específico pra isso. Algo como “Exercícios” (minha originalidade acabou pra nomes se esgotou a várias linhas atrás, hehe). Bom, mas achei que a idéia do Top ficou melhor.
E vocês o que acham? Como diria o político, bem ou mal, mas falem de mim. rs…
Obrigado pelas sugestões ozix, são sempre bem vindas!
Minha opinião, e não é a opinião dos demais membros do GUJ, é que o GUJ não é um orkut de nerd, onde as pessoas fazem interação social, o atualmente já existe muita bagunça e tópicos completamente sem conteúdo técnico algum e muito sem conteúdo técnico de bom nível, exatamente por essas questões de guj como passa tempo ou diversão.
Cara, não precisa virar um orkut de nerd… Mas as sugestões foram boas.
Atualmente vejo o GUJ sendo usado mais para separar que para unir. Tem o grupo dos trolls, tem os inexperientes, tem a turma do deixa disso, a turma do “tô nem aí pra nada” e alguns moderazistas… Daí, basta um tópico qualquer pra esses grupos entrarem em guerra e rolar até ofensa pessoal.
Poxa… Por mais que alguns moderadores e membros não concordem com isso, o GUJ JÁ É UM ESPAÇO SOCIAL. E não creio que isso tenha retorno. A Web está se tornando um grande espaço social. Cabe a nós abraçar a idéia e aproveitá-la de alguma forma útil ou remar contra a maré até morrer.
PS: Ainda tem a turma dos “Eu virei programador, mas queria ser economista”, que também é a mesma coisa da turma “Só falo sobre minhas opiniões políticas” :p.
Bem, não acho interessante isso justamente pelo que o colega citou, ia ficar meio “Orkut” demais, e não vi uma utilidade grande ainda.
Concordo quanto ao perigo de virar um orkut (eu mesmo não tenho conta lá), mas isso depende de como a idéia é aplicada. Tanto que se você observar as minhas 5 sugestões de categorias, apenas as 2 últimas é vão mais no caminho da inutilidade, só descontração mesmo. As primeiras eu acredito serem bastante pertinentes. Aliás, se você pensar, qualquer veículo de informação faz exatamente isso: destacam em suas impressões as notícias mais relevantes, incluíndo aí claro, as revistas de tecnologia e científicas.
Quem sabe não temos de fato boas idéias para soluções de nossa área que se perderam no fórum por falta de destaque?
Talvez o formato ou nomeclatura apresentados tenha trazido a idéia errada, mas dando uma olhada na página principal, vemos que já há uma implementação da idéia, os “artigos em destaque”.
para mim, o certo mesmo era tirar o off-topic das mensagens recentes. deixar que visita o fórum só para isso no cantinho (algum link bem dificil de chegar).