Criando abas (tabs) do jeito certo no Netbeans

Primeiro de tudo: Desculpem pelo texto enorme! Agradeço de verdade a quem tiver a paciência pra ler e me ajudar! :slight_smile: Não deve ser muito complicado, na verdade, é só eu que escrevo demais!
Estou tentando criar um programa simples pra um projeto na faculdade. Quero dividir as funções em diferentes abas.
Qual é o jeito certo de montar essas abas, pelo netbeans? Estou um pouco confuso quanto ao papel e ordem de colocação de cada componente, pelo que vejo nos guias.

Já vi esse guia (http://blogs.oracle.com/geertjan/entry/tabs_in_netbeans_ide) mas me pareceu confuso.

Primeiro, a janela JFrame. OK.
Depois, criamos um JTabbedPane, que entendo que funciona como o “container” para as abas. OK.
Depois, colocamos um JPanel no JTabbedPane. Assim, criamos a primeira aba, contendo um JPanel dentro. OK. A aba foi criada ao colocar algo lá.
Daí, ele fala pra colocar novos JTabbedPane’s para criar novas abas, mas que não é para colocar JPanel dentro delas. Aí eu começo a ficar confuso.
Por que a primeira aba recebe um Frame e as outras não?

A primeira aba já tem um painel dentro, e posso colocar outros componentes (botões, labels, etc) dentro do painel da primeira aba tranquilamente.
Agora, já nas outras abas, eu não consigo colocar nada, ela gera uma aba dentro da outra aba com o componente escolhido (pode ser painel, botão, etc). :? Imagem:

Outro problema: quando eu seleciono cada aba (cada aba mesmo, não o conteudo dela) pra mudar de aba, na caixa de Propriedades do Componente aparece que acabei de selecionar JTabbedPane1 (a primeira aba), quando na verdade posso ter clicado na segunda ou na terceira.
Só aparece que selecionei as outras quando clico no “corpo” delas, não na aba em si. É assim mesmo? :?
Imagem (desenhei um cursor pra indicar onde foi meu último clique):


Quando eu clico no “corpo” da terceira aba (a caixa embaixo da aba), só assim aparece que selecionei a terceira aba. Então toda a lista de abas (as abas mesmo, não os corpos) são parte da primeira aba? :shock:

Mais um problema: onde acho, na caixa de propriedades, a propriedade de edição do texto da aba (não o nome da entidade, só o texto)? Só tenho conseguido fazê-lo com botão direito>Edit Text. Mas como está tudo muito confuso, acho que isso de repente é gambiarra, eu devia poder achar essa propriedade para editá-la.

Lembrando que fiz tudo (exceto a parte de colocar algo nas abas posteriores à primeira, que ele não ensinou) de acordo com o guia no topo do meu post. Só estou querendo aprender o jeito certo de criar as abas.
Agradeço de verdade desde já a quem puder me ajudar, já que sou mala e escrevi um texto enorme aqui que é de tirar a paciência. :lol:

Acho que vou mudar daqui pra seção de GUI, uma vez que lá deve ter mais gente que manja dessas hierarquias desses componentes.

Se algum moderador estiver lendo isso, por favor, apague aqui! :slight_smile:

Você entende como esses códigos funcionam sem o netbeans? Seria uma boa dar olha olhada no que ele está gerando…