Criando aplicações graficas

9 respostas
F

Bom, tenho algumas duvidas quanto a criação de aplicaçoes graficas:

As ide’s q eu conheço sao o Eclipse e o Netbeans, existe algum plugin ou ferramenta que facilite criar janelas, botoes, campos de texto para estas ide’s? se sim, gostaria de saber o nome.

Para eu distribuir minha aplicação preciso empacotá-la em arquivos .jar ?

Obrigado

9 Respostas

D

netbeans faz isso cara, tu usa ele…

new projects, web visual aplication… feito

rolemberg

O netBeans tem um pacote especial para criação de aplicações grafica é so baixar no site da sun, o eclipse também tem um cara chamado VE (visual eclipse), mas ai eu não sei como baixar. Existem outras ferramentas que tambem te auxiliam como é o caso do SwingBean (framework brasileiro).
at

R

Caros, o VE (Visual Editor), eu instalei seguindo o seguinte tutorial:

… Só não conheço nada sobre o NetBeans… Alguem pode me dizer onde baixa-lo ?

RenataFA

Amigo, eu uso as duas IDEs: NetBeans e Eclipse.

Não estou aqui pra discutir qual a melhor ou a pior, isso é opinião de cada um e é melhor não entrar nesse assunto. Mas quero te falar apenas sobre o que já testamos aqui na empresa.

Aqui desenvolvemos em Java desktop. Usamos MUITO swing, e te digo que se sua questão for essa (pq eu não vi em nenhum lugar vc mencionar se precisa pra web ou desktop) eu te digo que o que existe de melhor até agora pra facilitar o desenvolvimento de telas é o Matisse do NetBeans.

O Matisse vem com o NetBeans e facilita MUITO o trabalho. Veja bem que msm eu gostando mais do Eclipse e de fato usando o Eclipse pra codificar, eu faço as telas no NetBeans e depois importo pro Eclipse pq não encontrei no Eclipse algo tão eficiente qto o Matisse do NetBeans.

Respondendo ao colega que perguntou onde baixar o NetBeans, no próprio site deles…

http://www.netbeans.org/

Boa sorte! :wink:

H

Se você desejar criar interfaces gráficas de alta qualidade “na unha”, você deve esperimentar as API’s fornecidas pelo projeto JGoodies.

http://www.jgoodies.com/

O Hugo Vidal Teixeira lançou na Java Magazine (Número 38 e 39) uma série de artigos chamada de “Interfaces Gráficas com Qualidade” onde ele explica o uso das API’s fornecidas pelo projeto, além de ótimas dicas para se produzir interfaces simples, elegantes e funcionais. Vale a pena conferir.

F

Muito obrigado! São aplicacóes para desktop mesmo, vou usar mesmo o Matisse então.

e Quanto a distribuição de alicações, seria mesmo os arquivos .jar?

GiancarloBraga

Sim. Igualmente em jar.

Marky.Vasconcelos

E sobre Jars pode usar o próprio eclipse e se tiver outros jars (Driver de Banco de Dados,etc…) existe o FatJar, um plugin para o eclipse

E pra alguém que faz telas no NetBeans, é normal as vezes eu colocar um componente em um lugar dai os outros que já tavam fogem^^
As vezes acontece e eu dou Ctrl+Z e as vezes piora mais
é normal isso?

RenataFA

Mark_Ameba:
E pra alguém que faz telas no NetBeans, é normal as vezes eu colocar um componente em um lugar dai os outros que já tavam fogem^^
As vezes acontece e eu dou Ctrl+Z e as vezes piora mais
é normal isso?

[color=red]Bem vindo ao mundo do Matisse!!![/color] :lol:

Infelizmente, é normal! É triste isso, e mais triste ainda é pensar que o Matisse é o que há de melhor no momento, já fizemos vários testes, ele é o que há de melhor, imagine só então a situação dos demais.

Enfim, isso que vc falou acontece msm. No começo acontece mais pq vc não tem as “manhas”. Depois vc vai pegando o jeito e ai acontece com menos frequência, fique tranquilo!

Só tem um forma de vc “pegar o jeito”: usando!

Boa sorte! :wink:

Criado 31 de agosto de 2007
Ultima resposta 4 de set. de 2007
Respostas 9
Participantes 8