Criando Atalhos no Windows

6 respostas
Gerson_da_S_Lima

Olá pessoal, blz.
Não sei se esse é o melhor lugar pra colocar essa dúvida mas vamos lá.

Estou criando um instalador para o nosso sistema e to com dificuldades pra criar os atalhos no windows. Alguém conhece algum comando pro CMD ou algo do tipo pra criar os atalhos no windows?

6 Respostas

guilherme.dio

Quando quero criar um instalador para algum programa que faço, sempre uso o MEP Installer, e nele você pode criar scripts para definir parametros de instalação, um deles é o “Icons” que são os atalhos que ele pode gerar

Aqui um exemplo de código para atalhos, de um instalador que fiz para um sistema, este codigo gera atalhos no menu Iniciar, no Desktop e no Quick Launch

[Icons]
Name: "{group}\Dashboard"; Filename: "{app}\Dashboard.exe"
Name: "{group}\{cm:UninstallProgram,Dashboard}"; Filename: "{uninstallexe}"
Name: "{commondesktop}\Dashboard"; Filename: "{app}\Dashboard.exe"; Tasks: desktopicon
Name: "{userappdata}\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch\Dashboard"; Filename: "{app}\Dashboard.exe"; Tasks: quicklaunchicon
Gerson_da_S_Lima

Poisé cara, pensei em usar algum desses instaladores, o detalhe é que a gente já fez o instalador, usando java inclusive, e dentro dele ele chama outros instaladores de outras aplicações, como PostgreSQL. Aí como já tá pronto, e como esses instaladores conseguem criar esses atalhos, pensei que tivesse algum coisa pronta no windows que já faça isso

RiQuInHo_

cara se sua aplicação for desktop pode usar o ITOOLS

Gerson_da_S_Lima

Cara, o instalador já tá pronto, só falta isso mesmo dos atalhos.

Optamos fazer dessa forma devido os outros instaladores que vão embutidos. Porque se der algum problema durante a instalação, temos que desfazer as outras instalações que já foram feitas, não sei se dá pra controlar isso com essas aplicações que criam instaladores e ainda queremos que esse instalador rode nas diversas versões do Windows (XP, Server e 7) e se possível em algumas do linux também, mas acho que aí vamos ter que fazer outro instalador mesmo.

guilherme.dio

Olha, oq da para fazer(pelo menos que eu saiba), é vc criar um atalho na mão e incluir nos arquivos gerenciados por esse seu instalador que criou…e entao, esse instalador move/copia esse atalho para os locais que precisar.

Gerson_da_S_Lima

Cara eu até tinha feito isso, só que quando mudou pra outra máquina, ele não atualizou a referência no atalho. Dando mais uma pesquisada aqui encontrei usando a API do Windows, carregando umas DLLs, mas puts, isso já é apelar demais.

Criado 4 de maio de 2012
Ultima resposta 4 de mai. de 2012
Respostas 6
Participantes 3