Alou a todos tenho um pequeno problema. (Claro né)
É o seguinte:
Sou iniciante em java e to precisando fazer uma aplicação com interface gráfica para o usuário. E estou travado no fazer do botão. até consigo fazer um botão bem tosco mais não sei como ativa-lo por exemplo como vou colocar uma função tipo quando o usuário clicar no botão ele aparece uma telinha de “OI!!!”.
Colega, as dicas do pessoal com certeza irão funcionar.
Como você é iniciante em java, não sei se vc já sabe, mas dê uma olhadinha no plugin Visual Editor do Eclipse.
Esse plugin lhe permitirá arrastar e soltar os componentes diretamente nas telas. Fica mais fácil criar interfaces gráficas.
Eu sou da opinião que interface gráfica é sempre bom usar uma boa ferramenta, o interessante é vc dedicar tempo no desenvolvimento e depuração da lógica do sistema.
Um grande abraço.
dlrodrigues
OI, caro amigo:
Tem um plugin muito bom do eclipse, que eh o VEP (Visual Editor Project) é um plugin mto bom para swing. Voce pode encontrar o vep no site: http://www.eclipse.org/vep/
Espero que possa ter ajudado.
aleck
Normalmente eu recomendo aprender primeiro o funcionamento dos componentes para depois sair desenhando interfaces com editores visuais, mas se realmente quiser tentar, além dos plugins para eclipse já citados, aida existe o netbeans que provê estas funcionalidades.
Abraços,
Alexandre Oliveira
Zeed01
Eu fiz o download do plugin VSE, alguem pode me ajudar a instalá-lo ?
Obrigado.
Abraços.
Zeed01
Apareceu uma opção de Visual Class no Eclipse.
É isso ?
Me pareceu que sim, pq consegui criar uma tela com TextFields e Buttons.
No entanto não consegui executar, ou seja, fazer a tela aparecer.
E também não achei onde codificar o que o botão deve fazer.
Alguem pode me ajudar ?
Obrigado.
[]s
mr_blackchoro
Vlw pessoal pela ajuda irei tentar todos os códigos postados e estarei comunicando o meu sucesso…
Ao pessoal q falou do eclipse eu to com uma interface o netbeans mais ainda não sei usar muito bem e também ñ encontro muita coisa na net optei pelo netbeans pois ñ conseguir instalar o eclipse e encontrei ele como uma solução mais facil pq to acostumado com essas telinhas gráficas pois venho do visual basic.
VlW.
aleck
Verifique os tutoriais do site do netbeans, possuem inclusive imagens para vc acompanhar.
Abraços.
Marky.Vasconcelos
Um pequeno pra incluir eventos
JButtonbotao1=newJButton("Adicionar Cliente");JButtonbotao2=newJButton("Remover Cliente");//adicione o button no framebotao1.addActionListener(newActionListener(){publicvoidActionPerformed(ActionEvente){nomeDaClasse.addCliente();//chama o método addCliente que vc tem que ter escrito na classe}});botao2.addActionListener(newActionListener(){publicvoidActionPerformed(ActionEvente){nomeDaClasse.removeCliente();//chama o método removeCliente que vc tem que ter escrito na classe}});