Criando códigos java

Olá,

Estou querendo criar um aplicação JAVA, cuja a função seria criar outro código JAVA, tive duas idéias, ou eu crio um string, taco tudo nela e depois salvo como .java, achei a idéia meio arcaica, embora funcione.

Desde que eu comecei a aprender java fiquei impressionado com o quão a seria é levado o OO, então pensei se não poderia inserir linhas de códigos em uma classe por meio de objetos? Como muitos linhas serão repetição ( como : public String Nome ) e comandos gets&sets , só que não faço idéia de como posso fazer algo assim, alguém sabe? ou tem alguma idéia?

o que voce pode tentar fazer é como qualquer outro sistema, levantar as entidades e criar classes pra ela

no seu caso, as entidades seriam algo do tipo: classe, método, atributo, pacote, etc.

e essas entidades também teriam atributos, um método pode ser público, privado, etc.

Dá uma olhada na API de Reflection, pode ser que sirva, ela tem a abstração de uma parte da estrutura do java.

Se a sua ideia é gerar código, procure sobre Velocity!

Velocity é uma boa. Além disso, se é só pra adicionar propriedades, porque não criar herança?

E ah, considere usar o janino, um framework que contém um compilador Java, ou então a Java Compiler API

Idéias de gerar código para tarefas repetitivas pra mim é um sinal de que a linguagem/API deve ser melhorada.

Exemplo: o Eclipse já gera sozinho código para equals e hashCode. Isso poderia ser abstraído na sintaxe da linguagem com uma anotação (agh) @Id para os campos identificadores.

Se você quiser manipulação e geração de bytecode pesada (geração das classes), dê uma olhada no CGLib e consequentemente no ASM.