Ola,
gostaria de saber se há como criar conexões ODBC no windows via Java, sem precisar o usuário ir ao painel de controle e criar manualmente.
Criando conexões ODBC no braço
3 Respostas
Você pode criar uma conexão ODBC do tipo “FILE”, mas aí você precisa achar quem saiba fazer isso direito.
De qualquer maneira, eu não recomendaria usar a ponte JDBC-ODBC para acesso a bancos de dados, exceto no malfadado caso em que não existe um driver JDBC “puro” para o banco. Se o banco for Access eu não recomendaria usar o Access, exceto para aqueles programas de brinquedo que se usam para aprender, não para uso profissional.
thingol,
eu não achei um driver jdbc p/ arquivos dbf. O que eu estou fazendo é uma solução de integração entre um antigo aplicativo e o emissor de notas fiscais eletrônicas. Esse antigo aplicativo foi feito em xHarbour e atualmente está sendo portado p/ plataforma Java. E um dos clientes emite muitas notas fiscais e solicitou uma solução de integração. A solução em si está ok, mas eu “ofereço” interfaces que proveem os dados que serão exportados à NF-e, e a implementação p/ esse aplicativo antigo (legado) é feita em jdbc via odbc, infelizmente.
Realmente, drivers JDBC para arquivos DBF são pagos e bem ruinzinhos pelo que ouvi falar.
Procure por: “FILE ODBC DSN” no Google. Um exemplo que achei (infelizmente é para o MS-Access) foi este aqui:
http://www.kamath.com/tutorials/tut005_filedsn.asp
O correto, no seu caso, é criar manualmente uma conexão (DSN) para o arquivo DBF; você vai obter um arquivo-texto no formato .INI.
Uma vez obtido esse arquivo, você pode usá-lo como base para você mesmo criar sua conexão ODBC.
OK?