Criando Exceções

Pessoal,

estou começando a criar minhas exceções agora para poder eliminar um pouco de if dos meus códigos. Exemplo:

if (!usuario.grava())
 {
  System.out.println(usuario.getMsgErro());
 }

subsituindo por:

try{
  usuario.grava();
 }catch(Exception e)
 {
   System.out.println(e.getMessage());
   e.PrintStackTrace();
 }

bom, e vi também que poderia estar criando minha própria exceção tipo:

class MinhaExcecao extends Exception
{
  public MinhaExcecao(String msg){
   super(msg);
  }
}

Qual a vantagem em criar minha própria exceção??? Estaria ganhando em que?

Qual a maneira mais indicada de se trabalhar com a criação de exceções?

Obrigado.

A vantagem eh que vc tem exceptions com nomes que facam sentido. Ao inves de vc lancar uma RuntimeException para login invalido, usuario nao encontrato e erro ao gravar a mensagem no banco, vc tem uma InvalidLoginException, UserNotFoundException e DbWriteException. Eh bem mais facil de identificar o problema :slight_smile:

Agora, nao vai ser mto interessante vc trocar os ifs() por um monte de try-catch… o teu codigo vai ficar bem complexo de mexer. Cuidado para nao sair na porra loca :slight_smile:

Rafael

Mas é que tem lugar que eu chego a ter uns 5 if’s aninhados, então queria trocar esses if’s todos por uma instrução do tipo:

try{
  //vários comandos
}catch(FirstException e){...}
catch(SecondException e){...}
catch(ThirdException e){...}

Assim eu poderia saber perfeitamente como proceder em cada exceção e tratar melhor as mensagens pro usuário.

Ou deixa meus if’s mesmo?

boolean resposta = true;

if (!cliente.primeiraAcao())
{
  msgErro = cliente.getMsgErro();
  resposta = false;
}
else
{
 if (!cliente.segundaAcao())
 {
   resposta = false;
  }
  else
  {
    if (!cliente.terceiraAcao())
    {
      resposta = false;
    }
  } 
}

return(resposta);

é mais ou menos isso… horrível, não?

Olá,

Excessões são geralmente para excessões, como por exemplo as que o Rafael citou…