Criando sisteminhas "frela"

33 respostas
boaglio

Depois de conhecer muitas tecnologias, nós normalmente conseguimos enxergar o que usar para sistemas corporativos e o que usar para sistemas mais simples, ainda mais os bicos, freelancers. :slight_smile:

Para sistemas simples de cadastros de 4 , 5 tabelas, 2 relatórios e autenticação, o que normalmente vocês usam?

:arrow: RoR ?
:arrow: Java ?
:arrow: PHP ?
:arrow: ASP ?

Dessas tecnologias, quais frameworks vocês usam ?

33 Respostas

Need4Speed

eu faço com java, e utilizo tudo no netbeans. tela, logica e base de dados.

Need4Speed

relatorio no ireport

Marky.Vasconcelos

Pra sistemas Desktop eu prefiro Java mesmo.

E pra web algo como o JSF + RichFaces + A4J.

Não são dificeis de implementar e fica um resultado legal.

javax.skol

Grails ?

Joao.Gabriel

Grails!

leandronsp

O que eu uso normalmente é Java. Mas quero em breve começar a fazer essas coisas com Rails.
Nosso sistema é Java, mas pretendemos desenvolver outros projetos, e com esses, nossa meta é desenvoler em RoR.

Fernando_Generoso_da

Utilizo java/swing/eclipse…

Fernando

O

O que acontece é a lei do menor esforço:

Usamos o que sabemos e ponto.

F

onolox:

Rs… gostei desta resposta…

Joao.Gabriel

onolox:

Isso! E não se evolui nunca…

R

Joao.Gabriel:
onolox:

Cada caso é um caso…

Se ele quer fazer sistema “frela”, quer algo que seja rápido de fazer para conseguir arrecadar mais rápido.Portanto faça o que você sabe, que sua produtividade vai ser maior (óbvio…)
Porém, se quer fazer um projeto pessoal e tem algum tempo disponível, pesquise algo novo, e quem sabe essa tecnologia que você testar não pode se tornar a sua padrão…

Joao.Gabriel

RafaelViana:
Joao.Gabriel:
onolox:

Cada caso é um caso…

Se ele quer fazer sistema “frela”, quer algo que seja rápido de fazer para conseguir arrecadar mais rápido.Portanto faça o que você sabe, que sua produtividade vai ser maior (óbvio…)
Porém, se quer fazer um projeto pessoal e tem algum tempo disponível, pesquise algo novo, e quem sabe essa tecnologia que você testar não pode se tornar a sua padrão…

O tempo que levei pra aprender o suficiente do Grails pra desenvolver um “sisteminha” foi menor do que criar um projeto com frameworks de sucesso, do qual já dominava.
E outra, se você pensa a longo prazo, gasta um pouco mais de tempo no primeiro projeto para aprender alguma coisa com desenvolvimento mais ágil e depois só reutiliza nos projetos posteriores.

É uma questão de opinião mesmo.

quebrado

JEE Spider pode ser a sua solução. Usei em um trampo básico e foi muito rápido maluco.
:smiley:

Felagund

onolox:

Normalmente o que sabemos não é sempre o ideal para todos os projetos. Não existem balas de prata quando o assunto é programação.

fabiozoroastro

cakePHP.
:slight_smile:

aleck

ASP + VB para projetos os projetos descritos no tópico.

T

Ruby on rails, oracle forms (dependendo, obviamente, do banco de dados), asp .net, java com swing (desktop) ou jsf (web), depende muito da aplicacao.

boaglio

Os sisteminhas que eu quiz dizer são web, daqueles q vc coloca na Locaweb… acho que usar JSF nesse caso é inviável dada a tonelada de JavaScript que ele usa.

Leozin

pra mim é RoR no trabalho

em projetos pessoais tem sido Flex + Ror ou Spring

g4j

eu uso servlet + jsp / jstl / displaytags + hibernate + jasperreports…

GabrielCardelli

Java :wink:

juliofsn

PHP, motivos? hospedagem mais barata e vários frameworks para diferentes soluções.

Luiz_Aguiar

Em sistemas pequenos tenho usado RoR, em médios tenho usado RoR, nos grande uso sempre RoR e nos outros que não se enquadram nessas categorias tenho feito tudo com RoR.
:slight_smile:

T

Leozin:
pra mim é RoR no trabalho

em projetos pessoais tem sido Flex + Ror ou Spring

eu bem que queria achar um trampo que pedisse RoR, mas nao vejo nem 1 por ai e olha que ja procurei bastante… aqui no trampo e struts 1.1 argh!!! RoR so em casa mesmo!

marciobarroso

Vou aproveitar o tópico e fazer um relato.

Eu trabalho com java a quase uns 7 anos… No ano passado, pensando em conseguir um extra, comecei a procurar alguns clientes para trabalhos pequenos ou médios, mas por conta própria…

Depois de muito tentar, cheguei a conclusão que a maioria esmagadora de empresas de medio e pequeno porte não pagam por projetos em java. Pq?!? Hospedagem cara, mão de obra cara e mais alguns contras …

O que eu fiz então… Passei em uma banca e comprei um livro chamado construa uma loja virtual em PHP da digerati…

Comecei a estudar PHP por este livro e pelo site php.net

Depois de familiarizado com o PHP 5, comecei a buscar algum framework que me ajudasse a desenvolver aplicações rapidamente. Ví o cakePHP, symphony e outros… Mas ai começaram os problemas … como quem esta iniciando com java, e derepente se depara com um monte de frameworks que prometem mundos e fundos…

Eu decidi então utilizar meus conhecimentos de arquitetura de sistemas para criar algo que me auxilie na criação de sites e sistemas em php. Iniciei isso com a intenção de aprofundar meus conhecimentos na tecnologia… hoje, é um dos meus passatempos favoritos … evoluir a coisa toda…

Eu criei um mini framework o qual eu o batizei de "Quase Nada" … Lembram do Quase Nada?!? Vilão do seriado Chapolin?!? hehehe… Na verdade, dei esse nome por se tratar de quase nada mesmo… poucas features, mas o suficiente para as funcionalidades básicas de um sistema.

Tenho atualmente implementado:

:arrow: Gestor de Persistência no estilo Hibernate ( modelo -> dao -> base. Operações de crud  disponiveis na implementação default );

:arrow: Gestor de Logger ( Possui 4 appenders defaults - info, debug, error e all );

:arrow: Suporte a Internacionalização ( exatamente como no java );

:arrow: Gestor de dependências (não é necessário ficar dando import em cada classe que você utiliza);

:arrow: Gestor de Objetos (gestão de objetos nos diversos escopos);

:arrow: Suporte a navegação segura (implementação simples ainda, mas funcional);

Estou planejando o inicio da proxima feature que será algo como utilizar um filtro para interceptar todas as requisições e direcioná-las as actions (pattern Command).

É isso!

Alexandro.Almeida

boaglio:

Depois de conhecer muitas tecnologias, nós normalmente conseguimos enxergar o que usar para sistemas corporativos e o que usar para sistemas mais simples, ainda mais os bicos, freelancers. :slight_smile:

Para sistemas simples de cadastros de 4 , 5 tabelas, 2 relatórios e autenticação, o que normalmente vocês usam?

:arrow: RoR ?
:arrow: Java ?
:arrow: PHP ?
:arrow: ASP ?

Dessas tecnologias, quais frameworks vocês usam ?

No que o cliente pedir.

Porém, se ele não pedir e der a liberdade de escolha, ou então o sistema for um projeto meu, tem duas hipótises:

1. Sistema 100% web, ou uma aplicação intranet simples: Django
  2. Sistema complexo e na intranet: Java (JSF talvez)
Joao.Gabriel

Tem outra opção legal também, o Joomla.

bsmachado

PHP é bom pra web mesmo, uso o framework EasyPHP, bem leve e ajuda bastante…
Java pra Desktop, Netbeans + Swing…
:lol:

vitinho1712

pra desktop uso o java, a ide é o netbeans

pra web eu uso o java com o flex, a ide é o eclipse

mchiareli

Grails

dlt

Rails

O

Como pode-se notar a maioria esmagadora usa o q sabe, e eras isso. heheheeh

faq

Django.
Mesmo tendo algumas coisas que eu não gosto (ex. o sistema de templates, manage.py, uso abusivo de introspecção para geração dinâmida de código) ele oferece várias coisas bacanas (admin, django-pluggables, documentação). Recomendo, e não só para sistemas com escopo inicial pequeno.

Criado 2 de junho de 2009
Ultima resposta 13 de jun. de 2009
Respostas 33
Participantes 27