Criando string e pondo if e else

Minha dúvida é basica e tô quebrando cabeça com ela a mais de um tempo…

Eu tô com um programinha codado para me dar a situação do aluno de acordo com sua média
Se sua média é igual ou maior que 7 ele é aprovado

porém eu quero que me imprima da seguinte forma
código do aluno| nome do aluno | situação
exemplo:
891938 | João | Aprovado

Eu já fiz toda essa etapa, porém ele esta me apresentando dessa forma

891938 | João |
Aprovado

O aprovado não fica do lado do | João |, por conta que a linha de código pra imprimir isso é

primeiraMatriz[linha][0] = codigo;
                segundaMatriz[linha][0] = primeiraMatriz[linha][0];
                segundaMatriz[linha][1] = nome;
                primeiraMatriz[linha][1] = nota1;
                primeiraMatriz[linha][2] = nota2;
                segundaMatriz[linha][2] = situação;
                System.out.println("Linha: " + linha);
                System.out.println("Primeira Matriz: " + primeiraMatriz[linha][0] + "|" + primeiraMatriz[linha][1] + "|" + primeiraMatriz[linha][2] + "|" + media);
                System.out.println("Segunda Matriz: " + segundaMatriz[linha][0] + "|" + segundaMatriz[linha][1] + "|" + segundaMatriz[linha][2]);

e em seguida o if e else

if(media > 0 && media <= 6){
                System.out.println("Reprovado");
                    }
                else if(media > 6 && media <= 10){
                  System.out.println("Aprovado");
                    }

RESUMINDO:
Eu quero criar uma String e por o if e else if dentro dela pra poder chamar no System.out.println pra fazer com que ele seja impresso da forma que eu quero "código | João | Aprovado"
porém não sei como fazer…

já fiz a criação da String (String situação;)
Agora não sei como por o if e else if dentro do “situação” pra poder chama-lo no System.out.println simplesmente digitando “situação” e ele fazendo toda a comparação de nota e identificando a situação em si…
uma luz pls

Esse println diz pro console imprimir com quebra de linha, logo, se você usar apenas print você vai poder colocar tudo na mesma linha.

@STNeto esta certo, uma outra forma de fazer isso é usando uma unica varivel do tipo String pra imprimir na tela o que vc quer, concatenando todo o texto e pulando a linha com “\n” isso fuciona da mesma forma

valeu galerinha eu resolvi antes mesmo de me responderem e esqueci de avisar, mas ficou assim o código no caso:

System.out.println("Primeira Matriz: " + primeiraMatriz[linha][0] + "|" + primeiraMatriz[linha][1] + "|" + primeiraMatriz[linha][2] + "|" );
               if(media > 0 && media <= 6){
                   System.out.println("Segunda Matriz: " + segundaMatriz[linha][0] + "|" + segundaMatriz[linha][1] + "|" + "Reprovado|");
                    }
                else if(media > 6 && media <= 10){
                    System.out.println("Segunda Matriz: " + segundaMatriz[linha][0] + "|" + segundaMatriz[linha][1] + "|" + "Aprovado|");
                    }

Sugestão…

String status;
if(media > 6){
status = "Aprovado";
}else{
status = "Reprovado";
}
System.out.println(String.format("Segunda Matriz: %s | %s | %s ", segundaMatriz[linha][0], segundaMatriz[linha][1], status));
1 curtida