Criando um buscador, por onde começar?

Olá,

Como minha pergunta não tem linguagem definida. Postei aqui.

Eu pretendo criar um buscador como projeto final da faculdade e comecei a pesquisar sobre os buscadores existentes.

Tive dificuldade de encontrar um norte. Por onde começar para desenvolver ou que material estudar.

A linguagem mais adequada entre outros fatores.

Alguém poderia me dar uma orientação, indicar pode onde posso começar?

Muito grato pela atenção.
Hugo

Algoritmos de busca seria o primeiro passo natural. Comparar quais são os algoritmos de busca, quais vantagens e desvantagens entre eles. Porém, adianto que esta pesquisa é bem complexa, afinal, os buscadores não informam qual o algoritmo (ou combinação de algoritmos) e detalhes mais específicos do que usam.

Isso sem contar os algoritmos de indexação de conteúdo. É muita coisa para um projeto final de faculdade (a menos que ele queira fazer um Cadê 2.0).

Isso sem contar os algoritmos de indexação de conteúdo. É muita coisa para um projeto final de faculdade (a menos que ele queira fazer um Cadê 2.0).[/quote]
Yeah.
O ponto seria delimitar o escopo, mas uma coisa está intimamente ligada a outra.

Dá uma olhada no livro “Programando a Inteligência Coletiva”. Lá discute vários algoritmos, inclusive de busca.

[color=#4382B0]Para que reinventar a roda se o google já existe!

Hehe, brincadeiras a parte, a base para montar um buscador é definir os filtros e busca e como irás armazenar esses dados de forma que os filtros saibam onde encontrar essas informaçÕes.

Um exemplo clássico e básico para comecar a criar um buscador seria imaginar um site de imobiliária, onde armazenas os dados dos imóveis por localização. número de quartos, garanges, banheiros, preço e assim crie um filtro sql com essas varíaveis, enfim é só uma dica para teres o norte para começar o trabalho!

Boa sorte![/color]

[quote=shumathiros][color=#4382B0]Para que reinventar a roda se o google já existe!

Boa sorte![/color][/quote]

O algoritmo de busca do google, não faz tudo. hehe
Existem lacunas, coisas que ele não faz e que pode ser inovador. Já pensou nisso?

Obrigado pelas dicas, e vou comprar o livro! :]