Criando um objeto com apenas um atributo

Olá pessoal,
Eu estou iniciando na orientação objeto e o meu grande problema é reconhecer termos da linguagem, e resolver esse problema a seguir. Por favor alguém poderia me ajudar com esse problema e traduzir esses termos técnicos (parametros, construtores, atributo), eu ainda me enrolo muito com isso, pesquisei na web mais só me deixou mais confuso.

  1. Escreva um programa que pergunte o nome da pessoa e dê uma saudação usando esse nome.
  2. Altere o programa para que seja criado um objeto representativo da pessoa, com apenas um atributo - o
    seu nome. O programa deve implementar:
    § Dois construtores:
    § Sem parâmetros;
    § Com um parâmetro para receber o nome da pessoa.
    § Métodos de consulta e de modificação do nome;
    § Método toString que devolva uma string com a representação interna do objeto (exemplo: “O
    nome é Maria”).

Oi, @vfraanco.

O que você vai precisar fazer são duas classes - a main e uma classe “Pessoa”. Como evidenciado no seu título, sua classe Pessoa vai ter apenas um atributo do tipo String.

Em seguida, você precisa criar dois métodos construtores - um que permita a instanciação do objeto (quando você faz Object obj = new Object(); é uma instanciação de objeto) sem nenhum parâmetro, e outro construtor que você precisa declarar o nome da pessoa (ou seja, algo como Pessoa pessoa = new Pessoa("Gilson");).

Você vai precisar gerar os “métodos de consulta e de modificação do nome”. Ou seja, aqui estamos falando de encapsulamento. Métodos acessores e métodos modificadores, ou popularmente métodos getter/setter.

Por fim, você precisará sobrescrever o método toString, para que você possa printar o objeto e não receber um endereço de memória, e sim uma representação interna do objeto. Se você apenas pesquisar por “sobrescrever toString java”, já vai achar muita coisa que vai te ajudar.

Espero que tenha ficado claro!

[]'s

2 curtidas