Criando um objeto gráfico

3 respostas
E

Olá.
Estou querendo fazer uns edits com opções especiais. Por exemplo: um edit numérico que logo ao lado tenha um botão que quando clicado abre uma pequena calculadora e um outro edit para datas que também possui um botão que quando clicado abre um calendário.

Não quero ajuda para criar a calculadora nem o calendário, gostaria apenas de saber qual seria a melhor maneira de se colocar este botão e de exibir a “caixa” onde o calendário ou a calculadora aparecerão.

Creio que a implementação será parecida com a do JComboBox do próprio java (possui um botão que quando clicado exibe uma lista), já que os objetos que pretendo implementar funcionarão de forma semelhante ao mesmo.

Não vale dizer pra eu locar o src.zip e olhar o código do JComboBox. Wink
Fiz isso, mas não consegui muita coisa.

Aguardo a colaboração de vocês.
Abraços.

3 Respostas

hvidal

Olá efren_lopes,

Talvez uma opção fácil seja criar um painel e colocar os dois componentes lado a lado. Nesse painel você implementaria a lógica que une os dois componentes e, depois, bastaria criar uma instância desse painel para cada necessidade.

Grande abraço,
Hugo.

javaBeats

É um pouquinho mais complexo que isso…

Além da reimplementação de paint() e outros métodos relativos, tenha em mente que o ComboBox - assim como muitos outros componentes swing - tem um ComboBoxModel, que controla o conteúdo da sua “lista” e como esse conteúdo é renderizado.

Você vai precisar re-escrever a renderização para seus componentes, implementar uma classe de modelo para lidar com os dados que eles retornam (no caso do calendário, formatar para Date, etc…), e talvez ainda fornecer algo parecido com ComboBoxCellRenderer… Pode parecer complicado de início, mas isso tornaria o seu componente facilmente reutilizável, garantindo o uso em diversos projetos.

E, antes de iniciar um trabalho desses, certifique-se de que alguém já não o fez… uma boa pesquisa pode poupar muito tempo.

E

Na verdade eu já tinha pensado nisso e realmente será bem fácil fazer assim, mas o código fica meio que forçado. :roll: Mesmo assim obrigado.
Então se alguém sabe me dizer como o JComboBox mostra aquela lista quando se clica no botão coloca ai. Obrigado.

Criado 5 de outubro de 2006
Ultima resposta 5 de out. de 2006
Respostas 3
Participantes 3