Criando um servidor Java RMI

3 respostas
M

gostaria de saber como criar ou que me desse indicação de tutoriais sobre servidores RMI. mas tem que ser de Javax.rmi pois preciso de suporte a linguagem de interface IIOP do corba já que o servidor java rmi vai ser acessado por aplicações feitas em outras linguagens!

3 Respostas

H

Olá, maxwell_monteiro

Não sei como é o teu sistema distribuído ou se as aplicações em múltiplas linguagens já existem. Não sei como são teus requisitos de performance e acoplamento das aplicações. Não sei também qual o grau especialização da tua equipe.

Mas, dependendo do caso, eu não recomendaria o uso de CORBA. Este protocolo vem evoluindo há cerca de vinte anos, virou quase um sinônimo de busca de interoperabilidade. Ele passou por muitas transformações. Ao longo do tempo sua complexidade foi sendo gradualmente encapsulada. Mas, ainda assim, exige o coração em forma para encará-lo. Ele teve um relativo sucesso no Vale do Silício, onde existem muitos geeks por metro quadrado.

Sensível a isso, a Microsoft lançou um protocolo RPC semelhante ao CORBA, o SOAP. O acoplamento entre aplicações é mais frouxo e o overhead maior, mas ele tem uma robustez e facilidade de uso maiores, sendo um dos pilares dos Web Services.

Concluindo, se as aplicações podem se comunicar usando HTTP, o SOAP é uma camada a mais.

Talvez eu esteja ensinando o padre a rezar missa, mas esta é a minha visão.

M

bem hipersoft um dos motivos pelo o qual eu não gostaria de usar o SOAP e por ser uma tecnologia proprietaria tem aquelas canceiras de ter que adquirir licenças pagas! e tambem pelo fato do meu objetivo ser fazer sistemas distribuidos multi linguagem e multi plataforma! linux, windows. solaris, aix, etc… e acho que o SOAP não oferece isso! corrija-me se eu estiver errado! mas valeu pela dica! e para aproveitar a viajem vc não conheçe outra tecnologia de boa qualidade que eu possa usar para sistemas cross !?

H

O SOAP foi bolado pela MS, mas foi tornado um padrão aberto através da W3C (http://www.w3.org/TR/soap/). Aliás, o SOAP é só uma especificação, não um produto. Você acha fácil na net implemtações em Java para exercitar.

Falando sem muito conhecimento de causa: você já olhou a JINI (http://wwws.sun.com/software/jini/)? O pouco que eu sei disso é que é um projeto ambicioso, porém não emplacou muito.

Criado 14 de março de 2004
Ultima resposta 16 de mar. de 2004
Respostas 3
Participantes 2