Criando um Servlet

Fala pessoal ! ! Estou iniciando em Java e quero criar meu primeiro Servlet, estou com muita dificuldade o meu projeto inicial é criar uma pagina de login, digitado login e senha e retornar uma outra página de sucesso ou que não encontrou o usúario e senha! Estou perdido demais, não sei nem por onde começar. Estudei a base de servlet, container. Mas não sei por onde começar.

Qualquer ajuda é bem vinda! Abraços a todos e agradeço desde já.

[quote=reinaldo_marcal]Fala pessoal ! ! Estou iniciando em Java e quero criar meu primeiro Servlet, estou com muita dificuldade o meu projeto inicial é criar uma pagina de login, digitado login e senha e retornar uma outra página de sucesso ou que não encontrou o usúario e senha! Estou perdido demais, não sei nem por onde começar. Estudei a base de servlet, container. Mas não sei por onde começar.
[/quote]

Crie uma jsp com os campos dentro do tag form
aponte o atributo action do form parao endereço do servlet
Crie a página final
Crie uma classe servlet extendendo HTTPServlet. Os dados que vem do formulário estão em request.getParameter
dentro do servlet faça um teste simples de verificação de password e redirecione o fluxo para página final com response.sendRedirect

Depois que tiver isto funcionando e entender a mecanica vc pode evoluir para outras formas mais eficazes.

cara nao querendo ser chato, tem uma seção aqui no forum para esse assunto, quem puder ai mudar o topico para a seção referente seria ideial… so para manter a organização no forum, ja basta os topicos repetidos que temos na seção de java basico.

:smiley:

Então Sergio, eh que o projeto que estou desenvolvendo foi divido em etapas. A empresa onde trabalho é que está oferecendo o curso. Sou programador Delphi mas nunca usei Java. O primeiro projeto é desenvolver a página de login simples, criando um Servlet e os metodos doget e doPost. Ai que está a minha dificuldade. A teoria até sei mas na prática está dificil, se puder me dar algumas dicas e/ou explicações básicas viriam de bom grado. Agradeço mesmo assim a força.

me diz uma coisa… vc vai autenticar o usuário no BD ou apenas quer fazer uma igualdade no servlet e retornar se o usuário é valido ou invalido?

Bom, se entendi corretamente vc só deve usar um servlet e não páginas JSP.
Bom então entenda que o servlet é chamado sempre que o endereço dele é chamado no browser o método doGet é chamado. Quando o formulário é submetido o método doPost é chamado.
O servelet tb envia o html para o browser. Então vc tem que escrever o HTML dentro do servlet , mas propriamente usando response.getWriter().print(). O HTML deve conter dois input para digitar o nome e a pass.

No doPost vc le os parametros da resposta como indiquei antes e escreve um HTML com a resposta.