Criar acrônimos

Tenho uma tabela com duas colunas uma chamada sigla e a outra nome, bom gostaria de uma instrução sql que fosse possível gerar o acrônimo do nome e coloca-lo na coluna da sigla

Por exemplo:

ID | SIGLA | NOME
1 | NULL | Grupo de Usuários de Java

gostaria que o resultado fosse!

ID | SIGLA | NOME
1 | GUJ | Grupo de Usuários de Java

alguém pode me ajudar

Não é trivial escrever isso no seu porque você tem de desprezar várias palavras (como “de”, “dos”, “para”, “em”, “o” etc.) para criar o acrônimo.
Além disso, nem sempre é bom ter um acrônimo automático. Pense no Ministério Extraordinário da Reforma e Desenvolvimento Agrário, criado no governo Sarney (hoje em dia esse ministério tem outro nome ou não existe mais…) - sua sigla, obviamente, não era a automática e sim Mirad.

Olá bezier curve,

Na verdade isso seria um normalização no banco de dados tenho que criar um sigla para os nomes que não tem, para isso devo pegar a primeira letra de cada palavra do nome e montar um sigla

De qualquer forma, isso requer uma stored procedure, já que você precisa escrever um código relativamente complexo (como eu disse, você precisa quebrar o campo em palavras, remover as palavras de uma lista de “palavras que devem ser desprezadas”, e então achar as primeiras letras de cada palavra. Não se esqueça de remover os acentos, já que “Órgão Paulista de Ética Rebarbativa da Ânsia” não deve ter um acrônimo “ÓPÉR” mas “OPERA”.