Criar/Alterar/Remover relatórios em run-time

Pessoal, hoje eu tenho alguns sistema desenvolvidos em Clarion, outros em Clipper.

Nos sistemas em Clarion eu uso um template (incorporado à IDE) que permite que eu crie uma CHAMADA por relatório. A partir deste momento, tudo é feito em Run-Time, ou seja, pelo usuário final. Ele pode acrescentar um relatório, alterar, remover, enfim… sem a necessidade de EU, como programador, interferir nisto.

Queria saber se existe algo assim em Java.
Até onde eu aprendi (cursos, inclusive faculdade) eu usei o iReport e com ele, não tem muito como fazer isso.
Tem alguma ferramenta que eu possa fazer isso? (E, de preferência, que não custe 10x mais caro que meu software? :P)

Vlw ^^

Então, desconheço algo pronto.

Aqui na empresa eu desenvolvi uma ferramenta que faz o que vc disse. É um gerador de relatórios, o usuário cria seus relatórios, libera pros usuários que ele quiser (permissões de acesso), faz todos os detalhes como opções de filtro, layout, etc… Mas tive que fazer na unha pq não sabia de nada pronto.

A parte mais difícil é a interface com o usuário e a parte flexível da coisa (permitir que ele escolha e monte tudo como quiser). Depois dessas informações é só vc criar um arquivo em formato texto, com tags xml (um .jrxml) e pronto! Ai vc faz uma tela pro cara escolher qual .jrxml ele quer listar.

É trabalhoso, mas fica muito bom! Boa sorte! :wink: