Pessoal estou querendo criar aplicações com botões, telas , checkbox …
tenho o Eclipse instalado.
Gostaria de dicas para estudar como criar interfaces gráficas.
Criar aplicações Gráficas
7 Respostas
Se você for usar Swing pode começar aqui:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/index.html
Você pode usar qualquer IDE, mas acho que pra quem ta começando é mais fácil criar os layouts com o NetBeans.
Se for usar SWT é melhor ir de Eclipse.
Eu acho que até pode-se usar uma IDE, nenhum problema, mas antes de usar os recursos para criação de GUIs, é melhor fazer tudo na unha, pra entender como funciona… Esse lance de arrastar componente e soltar no frame ajuda pra caramba, mas para aprender deixa o cara burro…
O netBeans com certeza vai fazer com que você desenvolsa sua aplicacao um pouco mais rápido. Mas como já foi dito pelo pessoal, isso vai deixá-lo um pouco cego, sem entender o que acontece por trás dos panos.
Então, escolha um IDE qualquer (particularmente para aplicações Desktop uso NetBeans), mas estude, entenda o que está acontecendo, aí depois até com bloco de notas fica facil… hehehehe :shock:
Abração e bons códigos
Meu conselho:
Faça no Netbeans mesmo, mas não utilize o modo de arrastar e soltar até você entender o que ele faz exatamente por você. IDEs são para agilizar o desenvolvimento, e até mesmo o aprendizado, mas uma coisa excencial como essa não se deve aprender arrastando e soltando apenas, creie tudo na mão primeiro. Entenda o código que ele gera primeiro, dai depois vc usa todo o potencial da IDE para fazer isso. Até hoje as vezes quando estou com duvida em algo eu gero o modo grafico arrastando e dai vo la ver o código que foi gerado para usar como referencia. O NetBeeans é muito bom para isso tambem.
Valeu pessoal!
Fiz um download do link passado.
Vou estudar primeiro, também acho importante desenvolver os códigos para que se tenha dominio dos eventos.
Obrigado
Pois é, minha grande dificuldade é fazer a interface, nunca usei o Netbeens, quando você utiliza o modo arrastar e soltar ele não faz setLayout(null)???
Alguém tem um material bom pra aprender a trabalhar com os gerenciadores de layout (de preferência em português)???
Valeu pessoal…
Dá uma olhada no deitel…
Li bastante coisa interessante lá qd estava aprendendo!!!
:idea: