Criar ArrayList em tempo de execução

Prezados,

Tenho que criar “n” ArrayLists em tempo de execução. Gostaria de saber se é possível fazer isso em Java, tendo como base a seguinte situação:

1. Ao iniciar a execução do programa, o mesmo irá ler o nome e a extensão de todos os arquivos contidos num determinado diretório;

2. Para cada extensão encontrada (*.txt, *.jpg, *.avi, etc…), gostaria de criar um ArrayList com o nome “ArrayList_txt”, “ArrayList_jpg”, etc…

3. Em cada ArrayList_ ficarão armazenados os nome dos arquivos correspondentes;

Ex.:

ArrayList_txt:

00001.txt
00002.txt
00015.txt

ArrayList_jpg:

00001.jpg
00003.jpg

ArrayList_avi:
00005.jpg
00008.jpg

O detalhe é que eu não posso prever que tipo de arquivos o usuário gravará no diretório, mas preciso controlar a numeração dos mesmos para exibir uma lista de “ocupados” e “lacunas” existentes.

Alguém poderia dar uma ajuda?

Antecipadamente agradeço a atenção.

Augusto Cesar Nunes

Porque ao invés disso você não cria uma Map, onde a chave será a extenção do arquivo, e o valor, pode ser um List contendo os nomes dos arquivos!

Pesquisei aqui sobre Map, e pelo que entendí, somente a chave não será duplicada, mas tem como impedir a duplicação de E simultaneamente?

Ex.:

“txt”,“0001”
“txt”,“0003”
“jpg”,“0002”
“jpg”,“0003”

Note que não posso permitir a entrada de um “txt”,“0001”; mas posso permitir “jpg”,“0001”

Agradeço mais uma vez a ajuda.

Augusto Cesar Nunes

Faça um Map que a chave é o tipo do arquivo e os valores são um Set, com o nome do arquivo.