Criar borda personalizada

Olá pessoal, to querendo fazer um redimensionamento do componente, assim como é feito no netbeans por exemplo, quando se esta adicionando os componentes no Form, tipo, aumentando o tamanho dele com o mouse e talls, soh q em tempo de execução, ou seja, gostaria de setar aquela borda que o netbeans coloca no componente quando ele esta selecionado com aqueles quadradinhos nos cantos e nos meios das laterais de aumentar e diminuir o tamanho, mas como fazer isso?

eu tava pensando em desenhar uma borda personalizada no componente, mas até agora nao consegui, se alguem tiver alguma ajuda sobre como fazer isso, será bem vinda !!!

ou sei lah, se ja na existe algo pronto pra fazer isso, mas eu nao achei…

Obrigado t+

javax.swing.BorderFactory

Tem uma séria de bordas prontas, ve se alguma te serve.

Você quer redimensionar componentes, em tempo de execução, arrastando as bordas do mesmo com o mouse? É isso?

O furo é mais embaixo. Seu problema não se restringe às bordas, tem todo um controle de eventos e feedback gráfico envolvido…

Tenho apenas uma vaga idéia de como começar isso…

fabiofalci, nao tem nenhuma que me sirva no BorderFactory, vlw !!

eclipso, é isso mesmo que eu quero fazer, eu tenho uma tela, pra configurar e imprimir etiqueta, nessa tela existe um JTextPane, que atualmente eu altero o tamanho dele com base nas medidas digitadas em um JTextField, altura e largura respectivamente, e o texto digitado nele sai na etiqueta, mas eu queria poder aumentar e diminuir o tamanho dele como se eu estivesse mechendo nele, em tempo de construção no form do netbeans, manja ?!

Se vc puder colocar essa vaga ideia, talvez com ela e alguns dias de estudo sobre, hehehehe, eu consiga fazer isso…
Se mais alguem tiver uma ideia ai, será bem vinda !!!

vlw pessoal t+

Penso em talvez plotar um Shape retangular em torno do seu componente quando você chega perto da borda dele com o mouse, aí quando você clica nesse contorno do shape, controlar com os eventos o edimensionamento dele. Assim que o usuário larga, redimensiona o componente em questão em função da nova dimensão do Shape…

Como eu disse, é uma vaga idéia…Eu tentaria por ai, mas nunca fiz nada nem parecido com isso…Dá uma olhada em Java2D…Pega uns exemplos no site da Sun…

Numa dessas até tem como fazer com o componente, diretamente, mas eu não sei…

Sobre a borda tu pode criar uma, não é tão dificl.
Aqui tem alguns exemplos http://www.java2s.com/Code/Java/Swing-JFC/CustomBorderSample.htm

Já sobre redimensionar os componentes em tempo de execução, eu fiz uma vez.
Basicamente pegar eventos do mouse, pegar a posição do mouse, setar esses novos valores no componente (null layout)
e dar updateUI.

Beleza rapaziada vlw as respostas ai…

vlw eclipso, vo da uma pesquisada sobre isso q vc falo…

fabiofalci, eu tbem consegui fazer o redimensionamento desse jeito, o problema mesmo é q fico sem aquela bordinha massa que o netbeans coloca, mais eu vo da uma pesquisada sobre criar uma borda…

Vlw t+