Criar chat com JSP/Servlets

6 respostas
L

Pessoal,

Seguinte, gostaria de saber se existe algum material onde eu possa pesquisar para desenvolver um chat com JSP/Servlets. Seria quase igual a um MSN, eu preciso ter em uma pagina uma lista de pessoas conectadas e quando o usuário A chamasse o usuário B, automaticamente seria aberto uma tela de chat na maquina do usuário B. Eu sei que existe algumas ferramentas free desenvolvidas em JSP, mas não encontrei nenhuma mais ou menos desse nível.

Obrigado

6 Respostas

rodrigo.bossini

leandrofaria:
Pessoal,

Seguinte, gostaria de saber se existe algum material onde eu possa pesquisar para desenvolver um chat com JSP/Servlets. Seria quase igual a um MSN, eu preciso ter em uma pagina uma lista de pessoas conectadas e quando o usuário A chamasse o usuário B, automaticamente seria aberto uma tela de chat na maquina do usuário B. Eu sei que existe algumas ferramentas free desenvolvidas em JSP, mas não encontrei nenhuma mais ou menos desse nível.

Obrigado

Eu fiz um parecido com o chat do uol…usando basicamente sockets e threads…

L

Mais igual ao exemplo que eu disse no tópico, tem como fazer ?

Diego_Marinho

Cara tu vai precisar de um servidor e um cliente.
para o servidor usa um que tenha o protocolo chamado JABBER(XMPP), ele é um protocolo bastante usado, o google utiliza ele no GTalk. Sobre o servidor ainda, tem um de licença GNU chamada “Openfire”. eu estou utilizando ele em um projeto que participo no CIN-UFPE.
Ah, um detalhe, este servidor tem suporte a diversos “Gateways” que com eles vc pode incorporar diversos clientes tipo: MSN, ICQ, IRQ, AOL e Gtalk(beta) e outros que nao me vem a cabeça agora.

Sobre os clientes, a propria empresa que fabrica o Openfire, tem um cliente chamado “Spark”, ele é feito em java awt, swing.

Tem um semi-projeto dele feito para WEB utilizando a tecnologia RIA chamada Flex, mas acho q ainda nao está muito bom.

Sobre clientes nao-nativos da empresa que o servidor Openfire suporta tem uma listinha que descrevi acima.

-Pdgin
-Gaim
-Spark

Ah, nesta empresa exite uma API chamada Smack que vc pode fazer um cliente messenger personalisado para poder usar com o Openfire (Eu mesmo fiz um do zero com esta API) existe Docs ensinando como conectar, fazer conferencias e etc. muito bom mesmo.

Abaixo segue o site da empresa que fabrica o Spark e o Openfire e sobre o protocolo JABBER(XMPP):

http://www.igniterealtime.org/
http://xmpp.org/software/clients.shtml

É isso, procura que tu acha mais sobre messengers e derivados, tem bastante fórum sobre o Jabber e outros protocolos para envio de mensagem instantânea. Boa sorte.

jcmird

Eu tb fiz um chat que nem da uol … Mas em RMI … se quiser os fontes me passa o seu email q te mando

abs

L

blz, pode mandar para [email removido]

obrigado

L

Tem uns tutoriais ai pela internet (sem tempo agora para buscar, mas eu sei pq ja fiz uma vez), que ensina usando ajax reverso, mais precisamente com comet, da uma olhada, fica bem legal.

Criado 1 de julho de 2009
Ultima resposta 3 de jul. de 2009
Respostas 6
Participantes 5