Criar classes a partir de banco pronto

Boa tarde.

Estou envolvido em um projeto onde preciso utilizar um banco de dados já pronto: tabelas, relacionamentos e tudo mais.

É possível criar todas as classes necessárias mapeando o banco de dados ? Sem a necessidade de eu criar todas as classes manualmente (já que o banco está pronto)?

Eu iria usar acesso direto, mas já sofri um bocado com a manutenção.

Primeiro post no fórum, espero que esteja na área certa.

Obrigado.

Existe algumas ferramentas de Modelagem que faz este tipo de funcionalidade, porém não me recordo se preciso do Modelo, sendo que a depender da ferramenta ela lê as tabelas, gera o modelo então você pode gerar as classes (Models). Faz um tempo que utilizei alguma ferramenta de modelagem que fazia isto, não me recordo o nome, se lembrar volto a informar, mas da uma pesquisada nesta linha que estou comentado.

Sugestão: não faça isso. Prefira ter controle e domínio do que faz do que simplesmente gerar o modelo a partir da base de dados. Você poderá ter surpresas desagradáveis nesse processo (como classes que não precisaria ter e/ou ausência de algumas que necessitaria).

Concordo plenamente, somente informei para saber que é possível, mas como o drsmachado informou não é aconselhável este tipo de utilização, principalmente se tratando de base existe em uso.

Concordo plenamente, somente informei para saber que é possível, mas como o drsmachado informou não é aconselhável este tipo de utilização, principalmente se tratando de base existe em uso.[/quote]
Frameworks ORM permitem isso.
Por que desaconselho?
Eu estou trabalhando na alteração do ERP Freedom, modificando a estrutura de persistência de JDBC + Firebird 1.5 para ORM + Qualquer BD e cai na besteira de fazer essa tentativa.
Deletei tudo o que foi gerado automaticamente e recomecei na mão mesmo.

sim, o Hibernate Tools ajuda nisso. Uso há um bom tempo e nunca tive problemas, ela gera bem o mapeamento a partir do banco, não vejo necessidade de ter que fazer tuo na mão. Claro que vc vai precisar dar uns tapas, porém é muito pontual. Veja:
http://www.edsongoncalves.com.br/2010/06/27/hibernate-com-hibernate-tools/

tem sim, no eclipse tem uma opcao de criar Entity from Table, vc vai passar as configurações do seu BD e ele vai gerar todas as classes e com todos os mapeamentos do JPA depois é so vc refinar

Já utilizei o hibernate tools para fazer a engenharia reseversa do bd, o ponto negativo é que algumas classes mapeadas representam chaves primárias compostas ai vc terá que adaptar sua aplicação para atender essas chaves.