Criar classes a partir de banco pronto

7 respostas
E

Boa tarde.

Estou envolvido em um projeto onde preciso utilizar um banco de dados já pronto: tabelas, relacionamentos e tudo mais.

É possível criar todas as classes necessárias mapeando o banco de dados ? Sem a necessidade de eu criar todas as classes manualmente (já que o banco está pronto)?

Eu iria usar acesso direto, mas já sofri um bocado com a manutenção.

Primeiro post no fórum, espero que esteja na área certa.

Obrigado.

7 Respostas

jeroqueiroz

Existe algumas ferramentas de Modelagem que faz este tipo de funcionalidade, porém não me recordo se preciso do Modelo, sendo que a depender da ferramenta ela lê as tabelas, gera o modelo então você pode gerar as classes (Models). Faz um tempo que utilizei alguma ferramenta de modelagem que fazia isto, não me recordo o nome, se lembrar volto a informar, mas da uma pesquisada nesta linha que estou comentado.

drsmachado

Sugestão: não faça isso. Prefira ter controle e domínio do que faz do que simplesmente gerar o modelo a partir da base de dados. Você poderá ter surpresas desagradáveis nesse processo (como classes que não precisaria ter e/ou ausência de algumas que necessitaria).

jeroqueiroz

Concordo plenamente, somente informei para saber que é possível, mas como o drsmachado informou não é aconselhável este tipo de utilização, principalmente se tratando de base existe em uso.

drsmachado

Concordo plenamente, somente informei para saber que é possível, mas como o drsmachado informou não é aconselhável este tipo de utilização, principalmente se tratando de base existe em uso.
Frameworks ORM permitem isso.
Por que desaconselho?
Eu estou trabalhando na alteração do ERP Freedom, modificando a estrutura de persistência de JDBC + Firebird 1.5 para ORM + Qualquer BD e cai na besteira de fazer essa tentativa.
Deletei tudo o que foi gerado automaticamente e recomecei na mão mesmo.

LPJava

sim, o Hibernate Tools ajuda nisso. Uso há um bom tempo e nunca tive problemas, ela gera bem o mapeamento a partir do banco, não vejo necessidade de ter que fazer tuo na mão. Claro que vc vai precisar dar uns tapas, porém é muito pontual. Veja:
http://www.edsongoncalves.com.br/2010/06/27/hibernate-com-hibernate-tools/

A

tem sim, no eclipse tem uma opcao de criar Entity from Table, vc vai passar as configurações do seu BD e ele vai gerar todas as classes e com todos os mapeamentos do JPA depois é so vc refinar

hvivox

Já utilizei o hibernate tools para fazer a engenharia reseversa do bd, o ponto negativo é que algumas classes mapeadas representam chaves primárias compostas ai vc terá que adaptar sua aplicação para atender essas chaves.

Criado 1 de agosto de 2013
Ultima resposta 2 de ago. de 2013
Respostas 7
Participantes 6