Criar dialogo de login no NetBeans

Olá a todos !

Sou iniciante em Java e graças aos tutorias e mensagens aqui do fórum já consegui avançar na parte visual das aplicações. A minha dúvida é a seguinte: como faço para criar uma janela de dialogo de login que apareça antes do JFrame principal da aplicação.

Obrigado.

Oi,
Você pode abrir sua aplicação sómente quando clicado no evento de algum botão…

Crie uma “telinha” com 2 TextField (senha e usuario) digamos…
coloque um botão, retornando os valores dos 2 textfield, se corretos abre sua aplicação…

Já é uma ideia… assim como tem varias, já como você está começando, sugiro que estude bem o que ira fazer… desenhe suas telas no papel e seus métodos antes de começar a fazer qualquer aplicação…

Eu sempre faço isso, e funciona =)

Tchauzin.!

Fala IvanRF!

Cara, eu tb sou iniciante e como trabalho com aplicações de banco de dados faço assim

A Main class do meu projeto é a classe de acesso ao sistema, onde pego usuário e senha, e chamo o metodo “conectar(usuario, senha)” de outra classe que tenho, se esse método retornar uma connection, pimba… abro o frame principal e mato o frame de acesso. Se tiver dificuldades, fala aí que ajudo um pouco mais!!! (se eu souber, é claro)

Abraço

Obrigado a todos, já fiz um teste e funcionou. Fiz o seguinte, criei uma classe Main, e dois JFrames para testar.

A class Main chama JFrameSenha, nesse JFrame caso a senha seja correta o mesmo chama o JFramePrincipal, e logo após o JFrameSenha é desligado. Creio que não fiz nenhuma “gambiarra”, pois o compilador e a execução dessa pequena aplicação funcionou sem erro algum.

Para desligar o JFrameSenha utilizei: this.dispose(); Gostaria de saber se é a forma mais correta.

PS.: Mesmo assim, ainda aprendendo a lógica do Java com o bloco de notas ! :slight_smile: