Criar e vender programas

[i]Fala galera,

Estou com uma dúvida:
Programa em java a 1 ano e sei o básico, já fiz varios programinhas simples mas…
Voces acham que quem sabe assim o básico quenem eu, consegue fazer um programinha completo para uma empresa de mecânica (que é de meu pai)? Controle de estoque, peças para incomendar, salario dos empregados…
Já fiz programinhas de cadastro que joga pro banco de dados e tals, e poderia juntar tudo em um só com algumas modificações.

e se ele ficar bem certinho, vocês acham que eu posso vender esse meu prorama por quanto mais ou menos? Porque depois posso mudar o fonte e fazer para uma empresa de supermercados por exemplo.

Obrigado! :smiley: [/i]

Poder fazer o programa, com tempo, todos podem. Talvez de uma maneira melhor ou pior, com maior ou menor qualidade.
Sobre o custo do software, ninguém vai poder opinar muito, pois cada um recebe uma quantidade e podem fugir de sua realidade. Em geral, aconselham ver o número de horas gastas fazendo o sistema e multiplicar pelo valor da hora trabalhada.
Vender para outros tipos de negócio é meio complexo, pois em geral algumas regras são tão específicas que dão mais trabalho adaptá-las do que o custo do software vai valer. Tem que pensar bem no que queres e no que o software vai se dispor fazer.

Até!

se vai vender seu progarma, então nunca se esqueça que essa palavra não tem diminutivo… perca esse vicio de linguagem…

cobre o que vc imaginar que ele esta disposto a pagar e mais um pokinho… pq ai ele vai negociar apra diminuir e fica no valor anterior (se vc cobra esse valor direto ele quererá negociar e deixará o valor menor.)

esteja pronto para negociar, pense com antecedencia qual resposta vc dará para determinadas possiveis perguntas…

mantenha-se por perto pra da suporte(ao menos no começo), resolve bugs, coisa do tipo pois assim vc ganha o cliente.

mexa no seu codigo pra trata todas as exceções e coisa do tipo evitando ao maximo elas, melhor previnir do que remediar…

se for cria algo do zero, fazer alterações, considere o q o maquiavelbona falo…

estude um pokinho (pokinho mesmo, não de o menor enfase a isso) de marketing e vendas… vai ver que te será util… se possivel procure saber como que é a parte pratica… se vc vai vende, ja ta mexendo com banco de dados coisa e tal…legal… mais não se esqueça que ai vc tem que manja de outra area tb alem de TI.

Pense no seguinte: vc esta vendendo um produto ou um serviço?

Um produto, como um programa, pode ser revendido, pois ele pertence a quem comprou. Inclusive (alguem me corrija se eu estiver errado) se é um produto o consumidor pode decompilar o programa pois a posse daqueles bytes é dele. Parece que também pode acontecer do usuario te processar se não atender às exigências, etc.

Um serviço é quando vc fornece uma licensa de uso com algumas restrições como: não pode decompilar o programa, não pode ser usado em mais de x maquinas, não pode redistribuir, não pode processar o fabricantes, etc.

Procure um advogado para saber exatamente o que fazer, não é algo simples :wink:

[quote=peczenyj]
Um produto, como um programa, pode ser revendido, pois ele pertence a quem comprou. Inclusive (alguem me corrija se eu estiver errado) se é um produto o consumidor pode decompilar o programa pois a posse daqueles bytes é dele. Parece que também pode acontecer do usuario te processar se não atender às exigências, etc.[/quote]

Depende muito. A Microsoft por exemplo não vende seus programas, vende apenas o direito de usá-los heheheheh.

Dev colocar o custo d fazê-lo… se for usar engenharia de software, o programa eu acho q fik mais complicado e mais caro…pois certas empresas exigem documentação e manutenção e tudo mais pra poder comprar um software.

Mais quem deve dizer ai quanto vale ve é vc…v quanto vale teu software pelo trabalho q tuh teve, energia gasta e encargos a mais…ehehehe…

Espero ter ajudado!!

Abraço!!

Mas a maioria dos programas vc não ‘compra’, vc compra uma licença de uso (pessoal e intransferível) dizendo o que pode e o que não pode fazer. Agora exemplo de um programa que vc compre como um produto eu não saberia dizer.

Obrigado pela ajuda amigos!

abraçoos!!

Acho que é o mais importante (saber vender areia no deserto).

Tem alguns programadores que na hs da venda fica muito na parte técnica, valorizando seu trabalho, deixa o negocio de lado e o cliente fica boiando. Valorize o designer do seu projeto, usuários gostam.