Criar Editor Grafico. AJUDA!

5 respostas
jopss

Ola Galera…

Estou com uma duvida cruel aqui… jah me matei em procurar na net mas nao achei nada ainda.

Na verdade nem sei como começar. Tenho q criar um EDITOR GRÁFICO em java, algo do tipo Paint do Windows, mas ao inves de pagina, tem que ser “celulas”, quadrados iguais preenchendo toda a tela, para facilitar o desenho das figuras.

Mas como q posso fazer tal coisa em Java?? Teria alguma API especifica ou tenho q criar tudo na unha em awt??

Flw a todos

[email removido]

5 Respostas

ksi

No livro do Deitel “Java: Como Programar” ele ensinar fazer um editor de gráficos bem simplezinho, acho que já vai te ajudar, agora a parte das células vai ter que ser com você.

cassio

Algumas coisas que é bom que vc saiba para criar um editor destes (o nível de conhecimento vai depender dos recursos que você vai querer implementar no seu programa):

• Geometria analítica
  • Álgebra linear (para transformações, translações, etc)
  • Java 2D API
Dieval_Guizelini

De uma olhada se estes te ajudam:

http://sourceforge.net/search/?type_of_search=soft&words=java+paint

:lol:

jopss

Valeu Galera…

Mas minha duvida eh como fazer uma area que seja “desenhavel”, mudando a forma segundo o click nos botoes de uma barra de ferramentas…

Eu programo Java a 1 ano em aplicacoes comerciais, mas nunca mexi com graficos. Pra q serve a Canvas?? Achei q era somente uma API Java, mas pelas minhas pesquisas há em outras linguagens…

Vlw

jopss

ViniGodoy

O Canvas é uma classe da AWT, mas que hoje em dia não é mais usada para desenhos, pois é heavyweight.

No seu caso, deve ser suficiente desenhar sobre um panel ou diretamente sobre um frame.

Basicamente, extenda o método paintComponent(Graphics g) do seu componente Swing e trabalhe sobre ele. Você pode fazer um cast do seu objeto Graphics para um Graphics2D e contar com os poderosos recursos do Java2D.

Criado 30 de janeiro de 2007
Ultima resposta 1 de mar. de 2007
Respostas 5
Participantes 5