Criar executável

Oi pessoal.
Tenho uma dúvida: é possível eu transformar um arquivo .java em um executável .exe?!
O problema é o seguinte: um amigo meu pediu pra eu montar um código pra ver se um número é primo ou não… então eu fiz o código só que o meu amigo não possui um IDE de Java… eu queria mandar um executável pra ele, assim ele poderia testar sem um IDE…
É possível fazer isso?! :confuso:
Valeu :joia:

O mais interessante é vc montar um jar… e seu amigo só precisa chamar o java -jar nomeDoJar.jar e pronto… Tem como sim criar um exe. No JBuilder tem como, quando vc cria um jar, tem esse opção… mas eu acho isso horrivel…

blz?

Valeu JavaTeco…
mais uma perguntinha: no Eclipse dá pra montar esse “jar”!?! Eu não sei direito o que é um “jar” mas vou dar uma procurada por aí… :lol:
É muito difícil montar um “jar”?

http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=7

Nossa… 8O que legal…
Valeu mesmo :joia:

PS: O meu avatar tá “funcionando”??!! :confuso:

[quote=“Candahar”]

PS: O meu avatar tá “funcionando”??!! :confuso:[/quote]

Não tá não…

Hããã… e agora?
Não sei se é o cache, mas aqui agora tá aparecendo… :???:

…da para criar *.exe no builder???
como??

Kra n existe um .exe pra java!!
Existe so um .jar, pq ja e multi plataforma kra!!
Tipo ele roda em qualque SO, por isso q n pd ter um .exe, como c fosse pra ruindows.

BLZ??

Abracao e te +

Tem até como vc gerar um exe do Java sim… quem leu a edição 2 do JavaMagazine, tem o compilador GCJ (GNU Java Compiler) que pode transformar um código Java em código nativo, com as mesmas caracteristicas do Java, como por exemplo, o coletor de lixo e outros, isso segundo a revista (nunca testei), O artigo discute as vantagens e desvantagens em fazer isso… :wink:

[quote=“Wakky”]…da para criar *.exe no builder???
como??[/quote]

Tem como vc criar um exe no JBuilder… só que ele usa o jar para executar aplicativo… Nunca criei um exe, e pra que criar um se a gente tem o jar… né? Agora converter em código nativo é outra estória, mas isso depende muito do problema…

Ae Galeraa !!

Pra que criar .exe se podemos criar o .jar ? .jar é bem simples, pequeno, um simples pacote… .exe lembra windows, bug, VIRUS… éca… rsrs
A galera que ta começando (assim como eu) tem que lembrar da principal caracteristica do java, multiplataforma… jaja nem vão querer instalar a jre no pc… rsrs

:cool:

Mesmo assim o exe gerado pelo JBuilder só vai funcionar se a pessoa tiver o JRE instalado no CPU…depois coloco para download um exemplo exe…Mas achei uma caquinha também emsse exe…jar é bem melhor

Td q vem da M$ sempre e fd!!!

Abracao e te +

pessoal, eu tentei seguir o tutorial pra cirar o .JAR mas não consegui :sad:

desculpem, mas não entendi bem o que está escrito lá, tem o exemplo de um programa assim:

package pacoteJar;

public class Principal {
	public static void main(String[ ] args) {
		new criarFrame();
	}
}

package pacoteJar;

import javax.swing.*;

public class criarFrame extends JFrame {
	public criarFrame() {
		super(?Frame de exemplo?);
		setBounds(120,120,250,250);
		show();
	}
}

Aí que não entendi, isso aí são duas classes separadas? ou é uma só, e erraram na hora de digitar?
eu tentei fazer duas classes separadas, mas deu erro, diz que new criarFrame() não existe…

e outra coisa, a pasta que eu monto é pacoteJar ou um diretório acima?
E salvo o .java dentro de pacoteJar?

Me ajudem ae!
Valeu!

o executavel do JBuilder ou seja o *.exe criado eh criado com base no jar, e tem a dependencia da JMV…

o JBuilder oferece a possibilidade de criar um exe com ou sem consola e ainda atribui um icon careta huahauhau.

esse executavel (abrindo com o winrar) tem as folders META-INF e as folders das Classes (.class).

T+

CONSEGUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII :lol: :lol: :lol: :lol:

Criei o .jar hauhaueuaeeahueauhe

agora é o seguinte, pra rodar numa máquina que não tenha o j2sdk, tem como? precisa só do JVM? é isso?

valeu

[quote=“dreh_es”]CONSEGUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII :lol: :lol: :lol: :lol:

Criei o .jar hauhaueuaeeahueauhe

agora é o seguinte, pra rodar numa máquina que não tenha o j2sdk, tem como? precisa só do JVM? é isso?

valeu[/quote]

…creio q precisa do J2re (Runtime Environment, q vem com o indispensavel como o JVM ) instalado

tou errado???

T++++

o JRE é a JVM…
é só isso que é necessário pra rodar o .JAR

até mais