Pessoal, eu vim do PHP e nele tinha como pegar trechos de codigos php ou html e colocá-los em arquivos e depois apenas incluí-los nas páginas, geralmente as tags head, html, body, cabeçalhos e rodapés, isso chamamos de includes e tem os requires
gostaria de saber se tem como fazer isso no java web em páginas xhtml e qual seria esse procedimento
e outra pergunta
no meu sistema estou dividindo as tarefas em módulos ex:
porem nessas páginas eu possuo imagens e css e gostaria de automatizar o caminho entre os arquivos css e imagens até as páginas xhtml, como poderia fazer isso?
[quote=f2pro]Pessoal, eu vim do PHP e nele tinha como pegar trechos de codigos php ou html e colocá-los em arquivos e depois apenas incluí-los nas páginas, geralmente as tags head, html, body, cabeçalhos e rodapés, isso chamamos de includes e tem os requires
gostaria de saber se tem como fazer isso no java web em páginas xhtml e qual seria esse procedimento
e outra pergunta
no meu sistema estou dividindo as tarefas em módulos ex:
porem nessas páginas eu possuo imagens e css e gostaria de automatizar o caminho entre os arquivos css e imagens até as páginas xhtml, como poderia fazer isso?
abraços…[/quote]
respondendo à primeira pergunta: com a tag jsp:include, mas em arquivos com extensão jsp (você pode utilizar notação xml. um exemplo).
quanto à segunda pergunta, não sei responder, porquê não entendi. como assim “automatizar o caminho”?
uma dica: há uma convenção para criação de projetos web em java. veja.
em vez de indicar o caminho completo da imagem.jpg até a página index.html que ficaria assim eu gostaria de criar uma variavel que apontasse diretamente para a pasta imagem, para se, algum dia eu mudar o nome da pasta imagens trocar apenas nesta variável
em vez de indicar o caminho completo da imagem.jpg até a página index.html que ficaria assim eu gostaria de criar uma variavel que apontasse diretamente para a pasta imagem, para se, algum dia eu mudar o nome da pasta imagens trocar apenas nesta variável
entendeu?
flwww e vlw pela ajuda[/quote]
você pode criar uma página com a variável e incluí-la na sua página (através de jsp:include) ou criar a variável, colocá-la na sessão e recuperá-la na sua página.
[quote=f2pro]blz… mas minha página é em xhtml…
interfere?[/quote]
o conteúdo não interfere, mas a extensão, sim. mude a extensão do arquivo xhtml para jsp e coloque
poiseh cara…
ja estaria desenvolvendo o sistema em xhtml
até por causa do primefaces já que os primeiros tutoriais que eu vi foram em xhtml
e agora mudar…
não sei como ficaria…
e também preferi usar o xhtml por estar trabalhando em MVC… separando o conteudo xhtml do arquivo de negocios e dos modelos…
[quote=f2pro]poiseh cara…
ja estaria desenvolvendo o sistema em xhtml
até por causa do primefaces já que os primeiros tutoriais que eu vi foram em xhtml
e agora mudar…
não sei como ficaria…
e também preferi usar o xhtml por estar trabalhando em MVC… separando o conteudo xhtml do arquivo de negocios e dos modelos…
[/quote]
então você está falando de JSF + Facelets.
há includes também. você até pode criar templates.
para o caminho das imagens você pode não precisa referenciar o caminho. basta criar um subdiretório images dentro do diretório resources na raiz do projeto que o JSF 2 já sabe onde as imagens estão.