Criar Instalação jar (tipo o limewire)

E ae povo,
Desenvolvi um aplicativo e agora preciso de uma maneira mais simples de distribui-lo. Essa maneira, seria criar um instalador que verificaria se a maquina possui a jre instalada e se não tiver instala. Uma instalação semelhante ao programa de P2P LimeWire que é desenvolvido em java tb.

Alguem conhece alguma ferramenta para isso??? onde eu possa definir todas as etapas da instalação???

Outro problema, que tenho com jars, é que meu programa utiliza outros jars, e qnd gero o meu (a partir do eclipse) só funciona corretamente se eu colocar o conteudo dos outros jars dentro do meu. e o Ideal seria q os jars ficassem separados.

Caso alguem, já tenha deparado com o msm problema e conheça a solução fico grato!!!1

abraços

Quanto ao problema com o Eclipse, vc deve criar uma pasta onde vai colocar todos as APIs (Jars) externas que vc estiver usando.
Depois vai ter que criar o arquivo “manifest.mf” e neste arquivo definir o caminho das APIs. Assim, vc vai levar o Jar mais uma pasta.
Na hora de criar o jar pelo eclipse, vc deve avisar que já vai usar um manifest existente, caso contrário ele cria um sem o caminho pras APIs.
Caso contrário, o jeito é inserir todos os outros jars dentro do seu
Jar…infelizmente é assim…tb queria uma maneira mais fácil de fazer isso.

E sobre instalar o programa Java como o Limewire, também gostaria de saber sobre isso.

Abraço!

Procura por Java Web Start para distribuir a sua aplicação. Ta certo q o cara ja tem que ter a JVM, mas nao precisa ser a versao correta, pq ele baixa a versao que a sua aplicação precisa, bem como as dependencias.