Criar instalador de aplicação com Tomcat, JRE e Postgree

Olá pessoal.

Estou necessitando criar o instalador de um aplicativo JEE que foi construido utilizando vRaptor, Postgree e Hibernate.
O instalador deve instalar previamente (caso o usuário já não tenha instalado) o JRE, Tomcat e o Postgree. Todos eles são necessários para o aplicativo funcionar.

Esse sistema deve rodar diretamente na máquina do usuário, e não ser instalado em um servidor para ser acessado.

Fiquei hoje o dia inteiro pesquisando e consegui achar formas de criar instaladores para aplicativos Java Desktop, até mesmo com banco de dados. Mas não encontrei algo que satisfaça todas sa minha necessidade descritas acima.
O programa mais indicado para gerar os instaladores que eu li foi o NSIS, com ele é possível colocar tudo isso que preciso durante a instalação?
Se sim, teria como alguém me dar uma luz em como fazer? Não consegui encontrar nada a respeito.

Abraços.

Olá pessoal.

Ainda não consegui resolver o meu problema…
Alguém pode me dar uma luz?

Abraços.

Sua aplicação mesmo não sendo Desktop deve ser “instalada” na máquina de cada cliente? Você realmente quer isso?

A respeito do banco se você quiser instalar alguma base no cliente você precisará pesquisar sobre algum banco de dados embarcado (Derby, H2…)

Olá Erico.

Sim, preciso que a aplicação seja instalada na máquina do cliente.
Eu não criei a aplicação utilizando Java SE + SWING porque eu precisava de uma interface gráfica mais rica, inclusive em respeito aos gráficos que são gerados.
No mais ela conceitualmente é “desktop” sim.

No mais, como eu posso fazer o instalador dessa aplicação? Isso considerando que eu utilizarei o H2.
Preciso fazer um instalador que terá o JRE e o Tomcat embutidos. Além do aplicativo, claro.
Alguma dica?

Abraços.

Você pode fazer interfaces riquíssimas com JavaFX e ter a liberdade de rodá-la fora ou dentro de um browser. Mesmo personalizando com Swing você consegue excelentes visuais e não fica preso aos componentes que a API te oferece.

Visto que você tem um sistema totalmente Desktop, não sei o porquê de você escolher interface web… mas enfim, quanto ao tomcat talvez você consiga fazer um script para instalação ou algo assim, mas nativo acredito que não tenha nada embarcado também. Quanto ao JRE com WebStart é barbada de resolver, mas você pode usar o js disponibilizado pela Oracle que verifica a versão do java da máquina do cliente e se não tiver disponibiliza um link direto para download/instalação. O processo é um pouco manual mas pode servir de quebra galho…