Olá pessoal,
Estou estudando Beans e gostaria de saber como crio arquivo .jar, é possível utilizando o jdk? Como devo proceder?
Obrigado.
Criar .jar
R
4 Respostas
J
Oi
´E possivel sim…Vc vai precisar usar o comando JAR…
A sintaxe fica mais ou menos assim:
# jar cfm ARQUIVO.jar ARQUIVO_MANIFEST.txt SEU_PACKAGE*.*
O ARQUIVO_MANIFEST.txt vc pode olhar no proprio comando jar, usando "man jar (se for linux)" ou "jar/? (se for win)"…
E o SEU_PACKAGE deve ser o nome do pacote usado nos fontes…O arquivo manifest e o comando jar devem ser feitos em um diretorio antes do diretorio do pacote…
Qualquer duvida, pode perguntar de novo.
T+
R
Valeu!
F
Criando um arquivo jar:
1 - Vc sempre cria arquivos jar com os .class da sua aplicação, esqueça os .java
2 - Crie uma pasta e coloque todos os arquivos .class da sua aplicação, se tiver um arquivo, coloque ele.
3 - Depois disso entre no Bloco de Notas e crie um arquivo chamado man.txt com o seguinte conteúdo:
Main-Class:
4 - Salve o arquivo, lembrando que deve ser salvo na mesma pasta que contem o .class e lembrando que na frente do Main-Class no arquivo man.txt vc nao deve colocar a extensão .class e sim somente o nome do arquivo .class.
5 - Apos isso vc deve ir ate o Prompt do MS-DOS e entra na pasta que vc criou para rodar o jar, vamos usar a pasta teste como exemplo, então seu prompt ficaria assim:
c:>teste>
6 - Então vc iria dar a seguinte linha de comando, lembrando que o que esta em <> deve ser substituido pelas especificações de sua aplicação:
c:/>teste>jar cvfm .jar man.txt *.class <pastas que contenham algo que vc use em sua aplicação>
7 - Apos isso, será criado um arquivo .jar em sua pasta, no caso do exemplo, na pasta teste, dai eh soh dar dois cliques no arquivo e pronto ou senão vá ate o pormpt do dos e faça assim:
c:/>teste>java -jar .jar
R
Pessoal eu segui o que vcs disseram e realmente consegui criar o .jar, porém está dando erro…
Comprei o livro do Fernando Anselmo o "Tudo o que vc queria saber sobre JSP Tomcat Mysql…" beleza. No capítulo 2 ele dá um pequeno exemplo de como fazer um bean, só que ele utiliza o Forte para preparar os .jar, só que eu não posso utilizá-lo…
Vejam o que acontece:
Se eu utilizar os arquivos que vêem no cd a aplicação roda perfeitamente.
Porém se eu pego o arquivo .java do cd e compilo para .class e depois eu o transformo em .jar a aplicação dá erro… Vejam o que eu faço:
Compilo o arquivo .java;
javac FncData.java …
Depois crio o .jar (No próprio diretório)
jar cfm funcao.jar FncData.class
Roda tudo perfeito do tipo:
added manifest
adding funcao.jar …
Beleza copio o funcao.jar para o web-inf\lib da aplicação…
Reinicio o Tomcat…
Quando vou rodar a aplicação dá erros no arquivo jsp que utiliza o Bean…
Então… eu percebi que o meu .jar fica com tamanho menor em kb do exemplo do livro…
Vocês sabem me dizer o que pode estar errado?
Criado 10 de maio de 2003
Ultima resposta 12 de mai. de 2003
Respostas 4
Participantes 3