Criar Login Aplicacao Web

4 respostas
R

Aew galera desculpa tar encomodando vcs no feriado, mais é justamente esses dias que meu grupo de tcc ta aproveitando pra dar uma upada no projeto…

Bom estamos criando como tcc do nosso curso tecnico uma aplicacao web para gerenciamento de pizzaria, porem, um curso de 1 ano e meio é muito corrido pra se aprender conteudo suficiente para fazer uma aplicacao do tipo, ainda mais quando a uma certa dificuldade em entender o professor.

Bom o que temos do projeto sao as paginas jps, que enviar dados para nossos servelets, que efetuam cadastros e buscas.

Porem ainda nao criamos o login, e eu nao fasso muita ideia de como pode ser criado, pois nossas logicas considero meio infantis, entao estou recorrendo a vcs pra uma ajuda.

Criamos uma pesquisa que puxa no banco de dados se o login é administrador ou apenas usuario do sistema, porem nao sabemos como “bloquearemos” o conteudo de quem é um simples usuario.

Desde ja agradeço, boa tarde e bom feriado a todos.

4 Respostas

Guevara

Olá!
Para restringir acesso a determinados usuários vc terá que trabalhar com “roles”, eu uso o plugin do Bronx para isso, mas é para VRaptor 3. Se vc está usando Servlets terá que fazer a pesquisa pelo role do usuário (no cadastro de usuário terá um campo para cadastrar o role “admin” “user”, etc) e retornar o tipo de role, ai na JSP vc captura isso com <c:if> por exemplo, dependendo do role ele terá ou não acesso ao que vc quer.
É uma forma de fazer.
Boa sorte!

Reparei que vc já implementou o login com roles, filtre na JSP com <c:if>
Como está na apostila da Caelum FJ-28 página 119:

<c:if test="${usuarioWeb.logado }">
    <td><a href="<c:url value="/produtos/${produto.id}"/>">Editar</a></td>
    <td>
        <form action="<c:url value="/produtos/${produto.id}"/>" method="POST">
            <button class="link" name="_method" value="DELETE">Remover</button>
        </form>
    </td>
</c:if>
R

guevara obrigado pela dica, vo dar uma olhada nessa apostila e vo ver o que consigo…

em breve mando um retorno();

=D

R

Ola galera eu denovo encomodando.

Bom continuando com meu login, olhando a apostila que o amigo citou me veio uma luz de como criar o Login.

Como ja conseguiamos adquirir o valor atraves de uma consulta ao banco o que nos restava fazer era restringir o conteudo de gerente a um usuario comum, a ideia foi a seguinte, como um botao leva a todos os sub botoes, logo se conseguicemos blokear principal o usuario nao teria acesso ao resto.

Primeiramente o usuario digitaria seu login e senha na pagina jsp.

O jsp por sua vez chama o Servlet, que se conecta ao BD e faz a consulta se existe esse login e essa senha.
Ai temos um if que verifica se o login for verdadeiro (TRUE) ele verifica seu nivel de acesso, e dentro de uma variavel ele armazena um valor 1 para usuario comum e 2 para administrador.
Quando o login é de administrador ele redireciona direto para uma pagina de administrador, quando nao é ele redireciona para uma de usuario comum.

O usuario comum em sua tela vizualiza um botao no qual so administradores podem acessar, entao ele clica.

Ao inves de um redirecionamento direto, esse botao pertence a um form apenas para chamar um servlet no qual ele verifica se o valor pra ele é 1 usuario ou 2 administrador.
Se o valor for 1 ele chama uma tela de erro, caso contrario chama a tela de administrador solicitada.

Agora chegamos no problema, no inicio do problema quando ainda estamos dentro do servlet de login, a variavel que armazena valor de 1 ou 2, esta dentro de um loop que se encontra dentro do try-catch de conexao ao BD.

Ou Seja, sempre que um usuario comum quando clica no botao que chama o servlet que verifica se 1 ou 2 esta em sua variavel, este por sua vez adquire o valor padrao da declaracao da variavel, nao o que se encontra dentro do if.

Tenho 99% de certeza quanto ao erro, pois se declaro a variavel com valor = 1, o erro é apontado, porem se deixo a mesma nula.
Quando o Servlet verifica ele sempre vai autorizar, pois é feito apenas um if para redirecionar caso nao seja um administrador o else ja é a confirmacao de que é um administrador.

Espero que entendam, como pra mim isso ta na mente talves posso passar de uma forma que pra mim ta facil entender e para vcs nao.

E o que preciso é que o valor que esta dentro do loop do if quando o login é efetuado, va para o servlet que posteriomente ira verificar se a variavel assume valor 1 (usuario) ou nao (administrador)

R

Alguem pra mi dar um help ??

:confused:

Criado 3 de junho de 2010
Ultima resposta 6 de jun. de 2010
Respostas 4
Participantes 2