Criar login e logout no sistema

Bom dia gente, to fazendo um sisteminha e criar a parte de logon e logout, quando o usuario fizer o login toda operação que ele fizer no sistema irá constar o nome dele, quero também que se a sessão demore muito ociosa ela peça pra fazer o login de novo. A pergunta é a seguinte por onde devo começar pra fazer isso tudo?

Bom, acho que validar login naum eh problema neh?
Vc recebe o login e senha como parametros, faz uma busca no banco…se estiverem corretos, pega o nome do usuario e atribui a uma variavel…aconselho criar uma variavel boolean logado…cria uma sessao com tempo limitida, tipo 10 minutos…e quando ela expirar logado=false…

Olá Rafael,
Bom, eu acho q vc deveria começar a ver os métodos da classe HttpSession, usa um editor com code-completion q ajuda muito! (Eclipse,NetBeans,GEL)
Bom, pra vc instanciar uma session, vc nao faz: new HttpSession();
Vc faz:

HttpSession sessao=request.getSession();

Aí vc tem a sessao instanciado no objeto sessao. Aí vc verifica os métodos pra vc colocar conteúdo, pra expiração e essas coisas!!

Espero ter ajudado em algo!!

Até +!

[quote=“Diana”]Bom, acho que validar login naum eh problema neh?
Vc recebe o login e senha como parametros, faz uma busca no banco…se estiverem corretos, pega o nome do usuario e atribui a uma variavel…aconselho criar uma variavel boolean logado…cria uma sessao com tempo limitida, tipo 10 minutos…e quando ela expirar logado=false…[/quote]

Concerteza Diana não será problema a parte de login, é pq nunca usei sessão e to fazendo meu sistema jsp e Bean ainda não usei Servelet nenhum, nesse caso eu teria que no momento do login chamar um Servelet que iria me dar esse tempo, seria isso?

[quote=“clv”]Olá Rafael,
Bom, eu acho q vc deveria começar a ver os métodos da classe HttpSession, usa um editor com code-completion q ajuda muito! (Eclipse,NetBeans,GEL)
Bom, pra vc instanciar uma session, vc nao faz: new HttpSession();
Vc faz:

HttpSession sessao=request.getSession();

Aí vc tem a sessao instanciado no objeto sessao. Aí vc verifica os métodos pra vc colocar conteúdo, pra expiração e essas coisas!!

Espero ter ajudado em algo!!

Até +![/quote]

To usando o Eclipse e to fazendo com JSP e Bean. Dá uma olhada na outra resposta q dei.

Valeu!!!

Rafael tu jah conseguiu fazer???
Eu tive que fazer um sisteminha de login e logout e acho que pode te servir…se quiser eh soh falar.

[]'s

[quote=“Diana”]Rafael tu jah conseguiu fazer???
Eu tive que fazer um sisteminha de login e logout e acho que pode te servir…se quiser eh soh falar.

[]'s[/quote]

Oi Diana, eu gostaria sim que vc manda-se seu sisteminha pra mim, meu e-mail é rafsantos@terra.com.br. Veleu

eu estou com um problema… nao sei como fazer login e logout… de uma forma segura… autentificar a senha no BD eu consigo… so falta conseguir redireciona para as pagina corretas de uma forma segura sem ter que deixar a pagina disponivel para todo mundo…

 queria que voces me indicassem algum material de preferencia que seja em jsp... e se o sisteminha estiver disponivel eu queria dar uma olhada... :grin: 

email: waldemar.neto@gmail.com