Estou aprendendo Java EE agora e não sei como fazer uma conexão com o banco de dados.
Gostaria de informações bem simples, explicativas e objetivas para que eu possa aprender. Um passo a passo desde a criação do projeto web.
Acredito que seria interessante você baixar o Eclipse e seguir as duas apostilas da Caelum FJ-11 e FJ-21. E Claro, procurar muito na net.
Bem, supondo que você já está com o Eclipse instalado, basicamente você colocar o JAR do Mysql na pasta lib do Tomcat (tem que baixar ele também) e faz uma página para testar. Fiz uma aqui desse jeito:
Esse é o index.jsp
<%Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");Connectioncon=DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/teste","root","");Statementstm=con.createStatement();ResultSetres=stm.executeQuery("SELECT * FROM funcionario");while(res.next()){out.println("Nome: "+res.getString("nome"));out.println(" - Usuario: "+res.getString("usuario")+"<br/>");}%>
Boa sorte
rod
Da uma olhada na apostila FJ-21 que existe no site da Caelum para download gratuito, seu conteudo é muito bom.
E
Ellensmp
Olha, eu já estou com o eclipse e o mysql instalado em meu pc.
E até o drive eu já baixei do site do mysql.
Ah, também estou com o tomcat instalado.
E agora?
Jair_Rillo_Junior
Dica 1: Estude Java primeiro antes de ir para o ambiente JEE
Dica 2: Estude primeiro JDBC fora de um ambiente WEB. http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=7
Dica 3: Estude primeiro JSP e Servlet. Não comece direto com um framework MVC
Dica 4: Faça a conexão de Banco em uma aplicação JEE, porém estude sobre Pool de conexões de DataSource
Acho que esses são os passos para você começar. Depois disso é claro, aconselho estudar algum framework MVC e um framework ORM. Como você pôde ver, o caminho é longo.
C
cvinicius
Bom dia