Estou aprendendo Java EE agora e não sei como fazer uma conexão com o banco de dados.
Gostaria de informações bem simples, explicativas e objetivas para que eu possa aprender. Um passo a passo desde a criação do projeto web.
Acredito que seria interessante você baixar o Eclipse e seguir as duas apostilas da Caelum FJ-11 e FJ-21. E Claro, procurar muito na net.
Bem, supondo que você já está com o Eclipse instalado, basicamente você colocar o JAR do Mysql na pasta lib do Tomcat (tem que baixar ele também) e faz uma página para testar. Fiz uma aqui desse jeito:
Esse é o index.jsp
<%Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");Connectioncon=DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/teste","root","");Statementstm=con.createStatement();ResultSetres=stm.executeQuery("SELECT * FROM funcionario");while(res.next()){out.println("Nome: "+res.getString("nome"));out.println(" - Usuario: "+res.getString("usuario")+"<br/>");}%>
Boa sorte
rod
Da uma olhada na apostila FJ-21 que existe no site da Caelum para download gratuito, seu conteudo é muito bom.
E
Ellensmp
Olha, eu já estou com o eclipse e o mysql instalado em meu pc.
E até o drive eu já baixei do site do mysql.
Ah, também estou com o tomcat instalado.
E agora?
Jair_Rillo_Junior
Dica 1: Estude Java primeiro antes de ir para o ambiente JEE
Dica 2: Estude primeiro JDBC fora de um ambiente WEB. http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=7
Dica 3: Estude primeiro JSP e Servlet. Não comece direto com um framework MVC
Dica 4: Faça a conexão de Banco em uma aplicação JEE, porém estude sobre Pool de conexões de DataSource
Acho que esses são os passos para você começar. Depois disso é claro, aconselho estudar algum framework MVC e um framework ORM. Como você pôde ver, o caminho é longo.
C
cvinicius
Bom dia
Da uma olhada nesse link http://www.oficinadanet.com.br/area/47/java lá tem uns tutorias bem legais sobre Ambiente JDK, Instalação do Tomcat e também como configurar e desenvolver um projeto Web no eclipse, acho que vai ser legal para você.
Agora para fazer um conexão com banco de dados existem alguma maneiras, mas como acredito que você esteja começando a trabalhar com conexões faça assim:
[b]//Registro do Driver Class.forName(AQUI_VAI_O_DRIVER);
//Recupera um conexão
Connection conn = DriverManager.getConnection(URL, USUARIO, SENHA); [/b]
Agora nessa referência chamada conn você tem uma conexão com o banco de dados e pode executar suas instruções e trabalhar com as interfaces do JDBC como Statement, PreparedStatement e ResultSet.
Aconselho a você dar uma estuda em algum tutorial ou documentação que fale exatamenta sobre conexão com banco de dados.