Criar relacionamento no mysql no netbeans 6.5

7 respostas
Malkav.Felipe

Olá a todos.

Pesquisando na internet, percebi que o mysql não suporta relacionamento entre tabelas… só em um tipo de tabela InnoDB…

Então… hj resolvi construir um bd no mysql atraves do netbeans 6.5 (na verdade já tenho o bd pronto, mas é no sqlserver 2005 express, quero mudar…).

Consegui conectar, e criar tabelas também, e entendi como executar comando sql pela ide… mas não achei uma opção (visual) para criar um relacionamento entre duas tabelas do bd… Como to començando a estudar sql agora, não cheguei a tentar fazer o relacionamento por código sql ainda, por isso tentei encontrar uma opção visual pelo netbeans…

Alguém poderia me ajudar? Medizendo se é possivel ou não criar um relacionamento entre tabelas pelo netbeans (visualmente ou por código msm)

Agradeço desde já pela ajuda e atenção.

Felipe.

7 Respostas

D

Pesquise novamente, pois o MySQL 5 faz uso das tabelas InnoDB que suportam transação por padrão, se for preciso.
Do contrário, basta avisar na criação da tabela.
Uma referência rápida e em nosso belo idioma:
http://imasters.uol.com.br/artigo/8065/bancodedados/mysql_innodb_-_introducao_e_principais_caracteristicas/

Boa sorte!

Malkav.Felipe

Obrigado pela atenção djemacao.

Realmente, após eu pesquisar mais um pouco eu vi que o mysql suporta relacionamentos…

Agora sabendo disso… para quem trabalha com o netbeans (6.5), e com o mysql através dele, sabem se é possivel criar um relacionamento entre tabelas visualmente? ou só via comando sql (se for possivel tbm…)???
Sei que existem ferramentas como o MySql Administrator, e o Query Brownser, mas em primeiro momento gostaria de trabalhar através do netbeans…

djemacao, obrigado pelo link. Realmente muito bom e util.

Felipe

Robsonvnt

no netbeans não só por comando mesmo
baixa o Query browser é fácil e intuitivo
no próprio site do mysql tem

Malkav.Felipe

Obrigado Robsonvnt…

Já fiz o que me propôs… tenho uma outra dúvida sobre o mysql. talvez você possa me ajuda de novo, mas mesmo assim eu vo pesquisar um pouco…

Assim… tem como eu escolher o local onde eu crio o banco de dados? Deixa eu tentar explicar minha situação… no meu pc tem dual-boot entre linux e windows… entre as duas tenho uma partição ntfs para troca de dados entre os sistemas… a minha intenção é eu poder criar o banco de dados nessa partição para que eu possa acessar o banco de dados tanto pelo linux quanto pelo windows… é possível escolher o lugar do banco de dados?

Com o sqlserver server2005 express eu consigo fazer isso, mas não quero mais usar ele… quero me apronfundar em linux e java, para poder criar sistemas que rodam em multiplas plataformas e axo que com o mysql e java eu consigo isso eu espero (ou vocês indicam algum outro banco de dados???)…

Axo que já to desviando minhas dúvidas para uma outra sessão do forum… se for o caso eu abrirei um outro tópico…

Agradeço pela atenção…

Felipe

rmendes08

O Oracle também tem sua versão para Linux, só não sei como é a integração com o NetBeans. Minha sugestão para estudar BD: tente fazer por código SQL mesmo, assim você aprende de verdade, mas você não deve ficar preso somente à linguagem SQL, você precisa entender uma coisa chamada MODELO RELACIONAL. :wink:

Robsonvnt

é so vc ir no arquivo my.ini
no diretorio home do mysql
e alterar a linha
datadir="C:/Program Files/MySQL/MySQL Server 5.0/Data/"
setar-lo pra onde vc quizer por exemplo:
datadir="D:/Data"
no linux pode ser
datadir=“caminho onde esta montado o ntfs”

Malkav.Felipe

Desculpe, mas não encontrei o arquivo my.ini no linux (opensuse 11, kde 4)…

No linux o nome do arquivo seria outro, ou funciona de modo diferente?

Agradeço pela ajuda…

Felipe.

Criado 25 de dezembro de 2008
Ultima resposta 28 de dez. de 2008
Respostas 7
Participantes 4