Criar Réplica de Tabela?

Boa tarde a todos!

Seguinte amigos, tenho uma duvida aqui em um caso que me deparei no sistema que estou desenvolvendo.

O Caso é que este sistema é dividido em duas partes, a Proposta, e depois o Relatório Final.

Esta Proposta é inteiramente elaborada, e é gerado um Arquivo que será enviado para uma analise de uma concessionaria, caso esta proposta seja contratada, o modulo do Relatório Final ficará liberado para a elaboração do mesmo.

O caso é que para este relatório algumas partes da proposta são usadas, em melhores palavras, eu devo importar estas tabelas da proposta para o relatório

E é aqui onde a duvida me pegou… Tenho 3 tabelas da proposta que serão usadas no relatório final, porém, estas tabelas da proposta não podem ter um atributo se quer alterado, e precisarei alterar alguns destes atributos durante a elaboração do relatório final.

A primeira coisa que me veio a cabeça seria Criar novas tabelas para o relatório, porém esta seria uma pratica terrível sendo que teria 3 tabelas no relatório que seriam idênticas as que estão na proposta.

Pela pouquíssima experiência que tenho não consegui pensar em uma possível solução… Alguém poderia me ajudar a pensar em algo mais inteligente ?

OBS: A Proposta é algo extremamente extenso, e já está em total funcionamento, inviabilizando assim a reengenharia das tabelas, o Analista que criou esta primeira parte do sistema não pensou no proximo passo do sistema(o relatório final), deixando assim as tabelas amarradas para uso futuro.

Este Analista não se encontra mais na empresa, e coube a mim resolver o pepino, ideias e sugestões são bem vindas, Obrigado.