Criar sistema com Java e Oracle

9 respostas
Andre_Rosa

Olá,
Eu nunca utilizei Oracle e, portanto, não sei nada sobre. Eu gostaria de começar aprender a usar essa tecnologia, para experiência, por enquanto. Neste caso, eu preciso pagar? Como funciona o Oracle, com relação às licenças? Quais são as vantagens sobre o Firebird, que é o SGBD que utilizo?

Merci.

9 Respostas

Hebert_Coelho

Mano, sério. Oracle esmaga o Firebird. Sem comparação.

Não sei se existe uma versão trial ou coisa assim para oracle.

Mas boa sorte!

Vai para MySQL ou Postgres. Ambos grátis e muito bons. Bem melhores do que Firebird. [=

mfidelis

Visheee se Firebird é ruim, imagina o WampServer…

Nada contra, tambem sou meu newbie e uso o WampServer[…kk]

Hebert_Coelho

Paradox… Esse aí eh trash!

mfidelis

éé nada, to começando… so preciso estudar mais…rsrsrs
mas estamos ai… é com a duvida de vcs que eu aprendo…

A

Andre Rosa:
Olá,
Eu nunca utilizei Oracle e, portanto, não sei nada sobre. Eu gostaria de começar aprender a usar essa tecnologia, para experiência, por enquanto. Neste caso, eu preciso pagar? Como funciona o Oracle, com relação às licenças? Quais são as vantagens sobre o Firebird, que é o SGBD que utilizo?

O Oracle tem uma versão free mas que vem com uma série de limitações (tamanho máximo do banco, etc).

No site do Oracle você pode baixar virtualmente qualquer versão do banco, mesmo as pagas.
Um dia um representante deles podem bater na sua porta e te cobrar pelo uso, mas provavelmente só fazem isso com empresas.

Já que está aprendendo é bom ressaltar que o Oracle não é tão simples e intuitivo como outros bancos de dados por aí.
Ele está para o Sql Server, por exemplo, assim como o Linux está para o Windows:
É muito melhor, cheio de vantagens, mas quem não sabe usar não consegue fazer quase nada.

ssh

já que você está começando, baixe a versão XE express. já é o suficiente p/ você brincar.

Andre_Rosa

Eu não acho que o MySQL seja superior ao Firebird, principalmente após as versões 2.x. Enfim, vou ver se acho essa versão XEExpress, e vou estudar profundamente.

Merci, mes amis.

Marcio_Nogueira

Você pode baixar o Oracle Express Edition ou Oracle XE.
A atual versão é a 11g vale a pena conferir. :wink:

Andre_Rosa

Marcio_Nogueira:
Você pode baixar o Oracle Express Edition ou Oracle XE.
A atual versão é a 11g vale a pena conferir. :wink:

Ambos são gratuitos? Com eles eu consigo, de fato, aprender, pelo menos um pouco, do Oracle?

Merci.

Criado 1 de novembro de 2011
Ultima resposta 2 de nov. de 2011
Respostas 9
Participantes 6